Domingo, 17 de Outubro de 2021
28°

Pancada de chuva

Ubá - MG

Geral Negócios

O sonho da casa (sobre rodas) própria

Casal empreendedor faz de um projeto pessoal uma empresa que tem ganhado destaque no segmento de Motorhomes

05/10/2021 às 14h16 Atualizada em 14/10/2021 às 14h55
Por: Redação
Compartilhe:
Ana e Glauber - O sonho da casa sobre rodas virou negócio (Fotos: Arquivo Pessoal)
Ana e Glauber - O sonho da casa sobre rodas virou negócio (Fotos: Arquivo Pessoal)

Insatisfeitos com a rotina de trabalho e impulsionados pelo desejo de viver uma vida mais leve, o Engenheiro Eletrônico Glauber Chaves de Souza Silva (39) e a médica Ana Carolina Sartori Miquelito (30), decidiram abrir mão de suas carreiras e, em 2019, mudaram-se para Ubá, compraram uma van e decidiram transforma-la em uma casa para viajar o mundo.

Quando o tão sonhado Motorhome ficou pronto, o casal decidiu compartilhar essa história através de um perfil no Instagram e se surpreenderam com as inúmeras mensagens de carinho e apoio, o incentivo que faltava para abrir o próprio negócio. Foi neste instante que o UP! deixou de ser um projeto pessoal para tornar-se uma empresa.

UP! Motorhome

Toda a execução dos projetos é realizada de forma manual por Ana e Glauber. Eles contam que após captar as necessidades e expectativas dos proprietários do veículo, passam por uma intensa semana de planejamento, para idealizar o projeto e as etapas de montagem. Em seguida, é elaborado uma representação 3D com imagens realistas de como ficará o design da nova casa, além da planta elétrica, hidráulica e estrutural. Feito isso, o próximo passo é a montagem com os cortes e estruturas, seguido pelo isolamento termoacústico de todo o carro.

Os motorhomes montados pelo casal possuem total autonomia elétrica para suportar eletrodomésticos como fogão, geladeira, máquina de lavar, micro-ondas, entre outros equipamentos. Para isso, os profissionais instalam baterias, inversor de frequência, e até mesmo painéis solares, além de diversos outros componentes. “O projeto do UP! Motorhome é completo e com toda estrutura que uma casa de construção civil dispõe, como banheiro, chuveiro e pia”, explica Glauber. Para isso, o projeto conta com instalação de sistema hidráulico, caixas d’água, tubos e conexões. “Após metade do projeto, passamos para a parte de marcenaria e acabamentos. Para a montagem final de uma van, estimamos seis meses, mas depende muito do tamanho do veículo e da complexidade do projeto”, explicam Ana e Glauber.

E toda essa aventura não para por aí. O casal também desenvolve projetos para outros tipos de carros, que têm o objetivo, por exemplo, de ser um veículo comercial. É o caso de uma Kombi cervejeira desenvolvida por eles, com capacidade para até 10 barris de chopp, de 50 litros cada. (veja vídeo) “Recentemente fizemos o projeto de uma Kombi que foi pensada para ser um veículo misto, entre casa e transporte de carga. Foi um quebra-cabeça e exigiu muita criatividade, mas conseguimos instalar fogão de indução, mini geladeira, chopeira externa, carregamento rápido para todos os eletrônicos e muito mais.”, contam os sócios da UP!.

O projeto do UP! Motorhome é completo e com toda estrutura que uma casa dispõe

O desafio da mão de obra

O casal empreendedor explica que o retorno do trabalho elaborado tem sido positivo e reconhecido em todo o Brasil. Hoje a oficina do UP! Motorhome possui duas vans para execução e montagem de projeto, que vieram de São Paulo e do Rio Grande do Sul. E o maior desafio da empresa tem sido encontrar pessoas que queiram compor a equipe. “A demanda é grande e nosso maior desafio tem sido encontrar pessoas dispostas a trabalhar conosco. Temos vagas para contratação, mesmo sem experiência na área, uma vez que estamos dispostos a auxiliar no aprendizado e desenvolvimento pessoal de cada funcionário”, afirmam. Os interessados em trabalhar com a empresa, podem entrar em contato pelo Whats’App (32) 9 9837-3594.

Se você ficou encantado com o trabalho do UP! Motorhome e quer embarcar nesta aventura de ter uma casa móvel, os especialistas têm um conselho pra você. “Para iniciar o projeto é de extrema importância a escolha cuidadosa do veículo, principalmente se não for 0Km. Para isso, consulte sempre um mecânico de confiança para avaliar bem as condições do veículo. A escolha da montadora também é essencial para que seu projeto tenha um bom custo benefício, boa autonomia elétrica e hidráulica e grande durabilidade.”

Conheça mais no Instagram ou entre em contato com eles pelo Whats’App (32) 9 9837-3594.

Texto: Rosiane Souza

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias