Quarta, 01 de Dezembro de 2021
30°

Pancada de chuva

Ubá - MG

Cultura Cinema

Festival de Cinema InterSessões homenageará Levindo Barros em novembro

Em formato híbrido, 3ª edição traz o tema “É Preciso Transver o Mundo”.

22/10/2021 às 14h45 Atualizada em 03/11/2021 às 16h26
Por: Redação Fonte: Assessoria de Imprensa – Scarlett Gravina
Compartilhe:
Foto divulgação
Foto divulgação

A terceira edição do Festival de Cinema InterSessões é uma realização da produtora Cabeça de Vento e acontece em Ubá entre os dias 13 e 20 de novembro. O evento gratuito será em formato híbrido, trazendo sessões online através da plataforma www.festivalintersessoes.com e sessões presencias no Cine Ritz, onde serão adotados protocolos de prevenção à Covid-19. O evento tem como objetivo fortalecer o vínculo da cidade com o cinema através do acesso a filmes presentes no circuito de importantes festivais, contribuindo assim para a formação de público para o cinema nacional e valorização das produções locais e regionais.

A programação é composta por filmes de curtas e longas-metragens, sendo três mostras competitivas e outras de convidados do festival, que foram selecionados pelas curadoras Rafaella Lima e Bruna Shelb. Entre os 275 filmes para as mostras competitivas inscritos de todo o Brasil, vinte deles foram escolhidos, os quais o público poderá votar e decidir o melhor filme de cada uma delas. Além das mostras competitivas, também estarão disponíveis outros filmes convidados de realizadores da região da zona da mata e de outras edições do festival, no total serão mais de trinta filmes exibidos.

Haverá ainda sessões de estreias de longas-metragens no Cine Ritz com entrada gratuita. Um deles é o lançamento do filme sobre “Levindo Barros”, o homenageado desta edição, que foi jornalista, memorialista e um personagem de grande importância para a cultura ubaense e que por uma comovente coincidência, faleceu no Dia Nacional da Cultura, após complicações decorrentes do Covid-19. 

“O Levindo além de amigo, sempre foi um incentivador do festival. Esteve presente desde a primeira edição, ajudava a divulgar, fazia matérias sobre o projeto e foi o primeiro a sonhar com o festival sendo realizado em uma sala de cinema. Porém, a vida nos surpreendeu com seu falecimento em plena pandemia e ele não pôde conhecer o cinema da cidade. É por isso que agora fazemos questão de abrir o festival com uma sessão na sala de cinema e com um filme em sua homenagem”. (Rafaella Lima)

A pandemia trouxe uma nova configuração de vida, mudanças de hábitos e formas de se relacionar. O festival, nesse contexto, também se transforma, se reinventa e olha através da arte para um mundo presente nas telas. A sala de cinema agora se expande e é também a sala de casa; a sala de aula.  O tema do ano é inspirado no poeta Manoel de Barros e nos conecta ao tempo presente através da imaginação e de uma outra forma de olhar para o mundo.

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AUDIOVISUAL:

Desde a primeira edição, o Festival realiza ações com as escolas do município através de sessões educativas com as escolas públicas para crianças e adolescentes. Na edição deste ano foi  lançado o “Programa de Educação Audiovisual InterSessões”, que está aberto no site www.festivalintersessoes.com um formulário de inscrições para as escolas da cidade de Ubá e de toda a região que queiram participar.

Foram criadas duas sessões de filmes para crianças, conforme a faixa etária: de 05 a 07 anos e de 08 a 10 anos. Os filmes foram selecionados pelos curadores Iano Oliveira, Letícia Bergantini  e Rafaella Lima, que estarão disponíveis para acesso na plataforma do festival e poderão ser exibidos para as crianças nas escolas.

Além dos filmes, os professores terão acesso a um material didático e orientações pedagógicas alinhadas à BNCC - Base Nacional Comum Curricular para desenvolvimento de atividades sobre os filmes escolhidos. Durante todo o período de realização do programa educativo do Festival, as escolas poderão contar com suporte pedagógico via e-mail e whatsapp com a pedagoga Cordélia de Sena Osório.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias