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Prefeitura trabalha em catálogo para compras públicas unificadas

Em 2021, a elaboração de processos licitatórios unificados, gerou economia de mais de três milhões aos cofres do município

26/10/2021 às 10h48 Atualizada em 03/11/2021 às 17h43
Por: Redação Fonte: Assessoria de Comunicação da PMU
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Foram realizadas reuniões com setores de várias secretarias para alinhamento dos catálogos. (Foto: Arquivo PMU)
Foram realizadas reuniões com setores de várias secretarias para alinhamento dos catálogos. (Foto: Arquivo PMU)

Desde 2017 a Prefeitura de Ubá vem trabalhando, dentro do Programa Compras Públicas, diversas ações para adequação dos processos e planejamento de compras do município, visando o controle dos gastos públicos, qualidade e eficiência.

Envolvendo setores de várias secretarias, foram realizadas reuniões e estudos buscando a elaboração de um catálogo de produtos comum a toda administração como material de escritório e itens de higiene e limpeza, padronizando os critérios de qualidade.

Os frutos do empenho da equipe vêm sendo colhidos nas compras realizadas pela Prefeitura. Em 2021, a elaboração de processos licitatórios unificados, gerou economia de mais de três milhões aos cofres do município, considerando o valor estimado para a compra e o contratado. Um exemplo foi a aquisição de materiais de expediente/escritório, sendo o valor estimado de R$3.872.920,00 e o  valor contratado R$2.020.330,00, uma economia de R$1.852.590,00.

Segundo a secretária de Administração Mônica Vallone Espósito Marchi, “estamos buscando o alinhamento interno e a aproximação entre o setor de compras e os setores requisitantes para elaboração de processos licitatórios unificados, usando o sistema de Registro de Preços como estratégia de racionalização dos recursos públicos, proporcionando uma economia de esforços e recursos por meio da diminuição de processos iguais, uma redução dos valores contratados em virtude do ganho de escala com compras de maior volume, um melhor planejamento das compras rotineiras e comum a todos os setores, tornando o processo de compras mais eficiente”.

Mônica ainda destacou que “esta experiência provou que é uma excelente ferramenta, vez que conseguimos nas aquisições de bens e consumo, fazer uma padronização com detalhamento e especificidade para cada item que melhor atenda os setores envolvidos, além de uma aquisição com produtos de qualidade. Começamos pela padronização dos itens comuns como pó de café, açúcar, fornecimento de gás, materiais de higiene, limpeza, escritório, materiais de informática, dentre outros. Temos que agradecer a toda equipe de trabalho, que está empenhada, uma vez que este trabalho tem demandado um grande esforço de todos os envolvidos (servidores e fornecedores), em contribuir para que as boas práticas sejam compartilhadas e assim contribuam para melhoria da qualidade do gasto e do valor público gerado para a sociedade”. 

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