Terça, 14 de Julho de 2020
32 99903-0180
Saúde Ajuda Federal

Cidades da região irão receber Centros de Atendimentos para casos de coronavírus

Portaria do Governo Federal autoriza e repassa verba de até R$ 80 mil por mês para os municípios gerenciarem estruturas temporárias para atendimento de síndromes gripais e sintomas leves do coronavírus.

24/06/2020 17h17
161
Por: Redação Fonte: G1 Zona da Mata
Visconde do Rio Branco vai receber centro de atendimento de coronavirus
Visconde do Rio Branco vai receber centro de atendimento de coronavirus

As cidades de Barbacena, Tabuleiro, Visconde do Rio Branco, Dores de Campos, Piau, Carandaí, Rio Novo e Goianá foram credenciadas pelo Ministério da Saúde para implantarem Centros de Atendimento para casos de Covid-19.

A Portaria nº 1.579/2020 foi publicada na segunda-feira (22) no Diário Oficial da União (DOU) e assinada pelo ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello. A medida possibilita que 767 municípios no país criem centros de atendimento e enfrentamento ao coronavírus, de caráter excepcional e temporário. A soma do valor liberado para os municípios que solicitaram a adesão é R$ 251,4 milhões.

Segundo o Ministério da Saúde, os centros irão servir como estruturas auxiliares para identificação precoce dos casos, com atendimento adequado das pessoas com síndrome gripal e sintomas leves da Covid-19, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Ainda conforme a pasta, estes estabelecimentos possibilitam que os demais serviços oferecidos nas unidades de saúde da Atenção Primária, como cuidados com a saúde da criança, consultas de pré-natal, acompanhamento de pessoas com doenças crônicas como diabetes e hipertensão, sejam mantidos e retornem à rotina habitual.

Estrutura

Conforme o Ministério da Saúde, as gestões municipais podem utilizar os espaços disponíveis na rede de saúde ou até mesmo criar um espaço específico para o Centro de Atendimento. A decisão de como operacionalizar a estratégia é de autonomia do gestor.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Ubá - MG
Atualizado às 03h07 - Fonte: Climatempo
18°
Poucas nuvens

Mín. 15° Máx. 31°

18° Sensação
9 km/h Vento
81.1% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (15/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 29°

Sol e Chuva
Quinta (16/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 27°

Sol com muitas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias