Quarta, 01 de Dezembro de 2021
30°

Pancada de chuva

Ubá - MG

Saúde Pandemia

Desobrigação de uso de máscara dependerá da vacinação de cada cidade em Minas

Item pode deixar de ser obrigatório em espaços abertos ainda neste ano

12/11/2021 às 15h40 Atualizada em 22/11/2021 às 15h14
Por: Redação Fonte: Rádio Itatiaia
Compartilhe:
Foto: Internet
Foto: Internet

O secretário de estado de Saúde, Fábio Bacheretti, em entrevista coletiva nesta sexta-feira (12), disse ser possível desobrigar o uso de máscara em lugares abertos ainda neste mês de novembro. Para tomar a decisão, as autoridades em saúde contam com números da chamada imunização de rebanho, quando mais de 70% da população estiver completamente vacinada contra a covid-19.

Ele explicou, no entanto, que deverá ser publicada uma normativa que restringe a flexibilização ao nível da vacinação de cada município. "Temos município que já chegou a 75% de vacinação público-alvo e outros 68%. Não tem como tratarmos o estado todo da mesma forma, sendo que a vacinação é desigual", alegou. 

"Há uma expectativa de que este ano ainda a gente atinja os critérios que serão estabelecidos pela equipe técnica para desobrigar o uso de máscara em locais abertos", prosseguiu Baccheretti. 

Apesar da proximidade da flexibilização do uso do item, em lugares fechados as máscaras continuarão obrigatórias. "Este ano não há expectativa. A Europa mostra claramente, mesmo em lugares com vacinação acima de 70%, passos para trás. A gente não quer correr esse risco", afirmou.

Conforme dados da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), o estado vacinou 75,99% da população total com a primeira dose e 59,61% com a segunda dose ou a vacina de dose única. Em relação ao público-alvo da campanha de vacinação (pessoas maiores de 12 anos), a cobertura vacinal está em 89,36% (primeira dose) e 70,10% (complemento vacinal).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias