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Cuidado com a LGPD, empresas já podem ser multadas

Caso a sua empresa não esteja cumprindo as exigências da LGPD, pode pagar uma multa de até R$ 50 milhões de reais

22/11/2021 às 15h20 Atualizada em 26/11/2021 às 17h36
Por: Redação Fonte: Sebrae Minas
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Cuidado com a LGPD, empresas já podem ser multadas

Se você é uma pessoa conectada, certamente já ouviu falar sobre a Lei Geral de Proteção de Dados, a LGPD. Mas, você sabe exatamente como ela funciona, quais são as diretrizes, as regras de tratamento e os impactos da sua implementação?

A LGPD estabelece diretrizes importantes e obrigatórias para a coleta, processamento e armazenamento de dados pessoais. Por isso, a nova legislação está de olho em quem anda usando dados dos clientes sem nenhum tipo de autorização ou para fins diferentes dos autorizados.

Na prática, isso significa que seu cliente precisa autorizar o tratamento de qualquer informação pessoal pela empresa, de maneira digital ou não.

Saiba ainda que sua empresa também não pode armazenar informações desnecessárias à prestação do serviço ou mesmo vendê-las.

E com quais dados pessoais os empreendedores devem se preocupar?

Toda e qualquer informação sobre os clientes, como nome completo, e-mail, telefone, RG, CPF e endereço, entre outras.

Também vale ficar de olho nos dados sensíveis, que revelam origem racial ou étnica, convicções religiosas ou filosóficas, opiniões políticas, questões genéticas, biométricas e sobre a saúde ou a vida sexual de uma pessoa.

Quais as penalidades para a empresa que não se adequar?

As exigências valem tanto para as lojas físicas quanto para as virtuais. É preciso entender que QUALQUER negócio precisa se adaptar. Senão, é problema na certa.

Lembre-se que desde o dia 1º de agosto de 2021 as sanções da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) já estão valendo - e os prejuízos podem gerar um impacto negativo para o seu negócio.

Saiba ainda que, nos termos da Lei, a aplicação das sanções previstas na LGPD não substitui a aplicação de sanções administrativas, civis ou penais definidas pelo Código de Defesa do Consumidor e em legislação específica.

Quais os benefícios para sua a empresa, então?

Tratar os dados pessoais dos clientes com responsabilidade é tratar os consumidores com respeito e atenção, preservando sua privacidade. Isso gera a oportunidade de conquistar e fidelizar o público, que vai perceber como a empresa está mesmo preocupada com a segurança e a satisfação das pessoas.

Além disso, valoriza o marketing da empresa. Afinal, eliminando informações pessoais irrelevantes ao negócio, o banco de dados estará mais organizado e com clientes relevantes, mais qualificados e engajados com a marca.

Você tem dúvidas sobre como implementar a LGPD na sua empresa?

A Dual Soluções em parceria com o INTERSIND e a FIEMG, promovem no próximo dia 30 de novembro, às 19h, no salão de eventos do INTERSIND, o SEMINÁRIO: LGPD, A HORA É AGORA! As inscrições podem ser feitas pelo site www.dualsolucoes.com/seminario e o valor é de 2KG de alimentos não perecíveis, que serão doados ao Banco de Alimentos de Ubá.

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