Sexta, 28 de Janeiro de 2022
25°

Poucas nuvens

Ubá - MG

Geral Meio Ambiente

Programa da Prefeitura conquista premiação estadual de boas práticas ambientais

V Prêmio de Boas Práticas Ambientais foi promovido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Estado

26/11/2021 às 11h46 Atualizada em 02/12/2021 às 16h46
Por: Redação Fonte: Assessoria de Comunicação da PMU
Compartilhe:
Prefeito Edson exibe conquista durante premiação. Foto: Divulgação
Prefeito Edson exibe conquista durante premiação. Foto: Divulgação

O município de Ubá conquistou o 1º lugar em sua categoria no V Prêmio de Boas Práticas Ambientais “Saneamento Além do Básico”, promovido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. O projeto "Águas de Ubá: Revitalização de Bacias Hidrográficas e Pagamento por Serviços Ambientais (PSA)" concorreu na categoria "Abastecimento de água potável ou de drenagem e manejo das águas pluviais urbanas". O anúncio do resultado e a premiação foram realizados nesta quarta-feira (24), durante a programação do XXIV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, em Belo Horizonte. 

Três projetos vencedores em cada categoria já haviam sido anunciados no dia 03/11, porém a classificação entre 1º, 2º e 3º lugar não havia sido revelada. O prefeito Edson Teixeira Filho, acompanhado de equipe técnica das secretarias de Ambiente e Planejamento, participou da premiação e recebeu, sob aplausos, a placa em reconhecimento como melhor prática apresentada.

"Agradeço à SEMAD por essa oportunidade e parabenizo a todos que participaram desse grande prêmio de incentivo ambiental. Grandes ensinamentos podem ser tirados de todas as práticas aqui apresentadas por pessoas e instituições que se dedicam diuturnamente a melhorar o ambiente da nossa Minas Gerais. Agradeço a toda nossa equipe, aos parceiros do PSA, e principalmente aos produtores rurais que abriram as suas propriedades para a Prefeitura e confiaram no nosso projeto. Esse trabalho começou há muitos anos, quando eu atuava no Sindicato Rural e com apoio de diversos parceiros, e tornou-se objeto do nosso plano de governo como uma meta a ser perseguida. Ubá recebe esse prêmio com muita alegria. Sabemos que práticas ambientais são um exercício a ser feito todos os dias, e vamos continuar perseguindo isso em nossa cidade.", afirmou o prefeito Edson. 

"Águas de Ubá: Revitalização de Bacias Hidrográficas e Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA)"

O projeto apresentado destaca as iniciativas implementadas pela Prefeitura de Ubá através da Secretaria Municipal de Ambiente e Mobilidade Urbana, desde 2017, visando a reversão do histórico de crises hídricas através de práticas de conservação de água e solo em propriedades rurais inseridas em áreas de cabeceira do Ribeirão Ubá. Além disso, apresenta o uso do PSA (Pagamentos por Serviços Ambientais) como ferramenta de estímulo aos produtores rurais no trato com as águas, recebendo apoio técnico e financeiro. No primeiro semestre de 2021, o PSA de Ubá já havia alcançado destaque nacional através de reportagem veiculada no programa de TV Globo Rural.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias