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Saúde Minas Consciente

Protocolo exige comprovação da vacinação contra a Covid-19 para acesso a eventos. Saiba como emitir

Certificado, exigido para ingresso de pessoas em eventos em geral, pode ser emitido de forma online

29/11/2021 às 16h38 Atualizada em 06/12/2021 às 15h58
Por: Redação Fonte: Assessoria de Comunicação da PMU
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Foto: Divulgação
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Conforme Protocolo do Plano Minas Consciente, a comprovação da vacinação completa contra a Covid-19 é obrigatória para o acesso a eventos, a espaços culturais como museus, galerias, bibliotecas, a estádios e a parques e áreas de proteção ambiental.

Para quem já completou a vacinação contra covid-19, seja com imunizante de uma ou de duas doses, é possível obter o Certificado Nacional de Vacinação, específico para a doença, emitido pelo Ministério da Saúde de forma eletrônica, por meio do site e do aplicativo do sistema Conecte SUS.

O documento serve como comprovação legal de conclusão do esquema vacinal e pode ser útil também para viajantes que planejam ir a países que permitem a entrada de brasileiros mediante a apresentação de comprovante de vacinação.

Confira o passo a passo para emitir o Certificado Nacional de Vacinação

Pelo celular:

- Baixe o aplicativo Conecte SUS na Play Store ou Apple Store;

- Acesse sua conta GOV (caso ainda não tenha você precisa criá-la);

- Clique no ícone “Vacinas”. Nele, você poderá ver todas as informações relativas à sua imunização (qual tipo de vacina e quantas doses recebeu, lote de fabricação, datas e locais das aplicações);

- Clique no botão “Carteira de Vacinação Digital”. Automaticamente será gerado um documento, com validade de um ano, com todas essas informações e um QR Code que poderá ser utilizado pelas autoridades competentes para validar sua autenticidade.

- Para salvá-lo, clique na opção “PDF” (na parte superior da página) e faça o download do certificado.

Pelo computador:

- Acesse o site conectesus.saude.gov.br;

- Acesse sua conta GOV (caso ainda não tenha você precisa criá-la);

- Clique em “Vacinas”;

- Clique no botão “Carteira de Vacinação Digital”;

- Para salvá-lo, clique na opção “PDF” (na parte superior da página) e faça o download do certificado.

Segundo o Ministério da Saúde, o certificado de vacinação contra a Covid-19 fica disponível na plataforma digital em até 10 dias após a aplicação. Caso isso não aconteça, entre em contato com a Secretaria Municipal de Saúde, através do telefone (32) 3301-6507.

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