Sexta, 28 de Janeiro de 2022
24°

Poucas nuvens

Ubá - MG

Cultura Livro

Ubaense Nelson Ned será tema de biografia do jornalista André Barcinski

"Nelson tinha um orgulho imenso de Ubá e sempre falava da cidade", contou o autor ao O Noticiário

13/12/2021 às 15h29 Atualizada em 17/12/2021 às 15h14
Por: Redação
Compartilhe:
Nelson Ned - Foto: Divulgação
Nelson Ned - Foto: Divulgação

Um dos grandes nomes da Música Popular Brasileira, o ubaense Nelson Ned, falecido em 2014, ganhará uma biografia de autoria do jornalista e diretor de TV André Barcinski. A informação foi publicada inicialmente pela colunista Mônica Bergamo, da Folha de São Paulo.

O "pequeno gigante da canção", apelido que ganhou do ator Paulo Gracindo, nasceu em Ubá e começou a se apresentar na década de 1960. O maior sucesso de sua carreira é a música 'Tudo Passará', que foi regravada pelo menos 40 vezes. Em 2003 ele sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) que, além de afetar sua voz, o deixou em uma cadeira de rodas, obrigando o cantor a se afastar do meio musical e da mídia. O cantor e compositor morreu em Cotia, no dia 5 de janeiro de 2014.

André Barcinski

O autor

André Barcinski é, atualmente, crítico de cinema e música do jornal Folha de S.Paulo e o livro, ainda sem título e previsto para 2023, será publicado pela editora Cia. das Letras.

O Noticiário entrou em contato com o autor que justificou a escolha do artista para sua nova obra: "Sou fã de Nelson há muitos anos e acho um absurdo que uma vida tão rica e cheia de triunfos e tragédias não tenha sido contada. Ele é um grande nome da música brasileira e precisa ser mais reconhecido", explicou.

Ainda segundo o escritor, Nelson Ned tinha um orgulho imenso de Ubá. "Ele sempre falava da cidade. Fui à Ubá e entrevistei parentes e amigos. É um lugar fundamental no livro", afirmou Barcinksi.

Com 45 milhões de discos vendidos, Ned foi o primeiro artista latino a vender um milhão de cópias nos Estados Unidos. O levantamento do livro já inclui mais de 40 entrevistas com artistas, colaboradores e familiares, além de mais de mil fotos do arquivo pessoal.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias