Sexta, 28 de Janeiro de 2022
25°

Poucas nuvens

Ubá - MG

Cidade Chuvas

Chuva provoca queda de barreiras em vários pontos da cidade

No total, Ubá possui até o momento 5 casas interditadas e 4 famílias desalojadas. Não há desabrigados.

09/01/2022 às 17h55 Atualizada em 17/01/2022 às 12h18
Por: Redação Fonte: Assessoria de Comunicação da PMU
Compartilhe:
Deslizamento de terra na tarde deste domingo naRua Francisco de Assis Nunes no Bairro Vila Casal. Foto: reprodução Facebook
Deslizamento de terra na tarde deste domingo naRua Francisco de Assis Nunes no Bairro Vila Casal. Foto: reprodução Facebook

Três famílias estão desalojadas e quatro residências foram interditadas pela Defesa Civil em razão das chuvas, neste domingo (09), em Ubá. Já choveu cerca de 110 milímetros nas últimas 24 horas na cidade.

As quatro residências interditadas estão situadas no bairro Primavera. Três famílias aceitaram deixar as casas após as recomendações das autoridades. Uma se recusou e permanece no local mesmo após a interdição devido à queda de muro.

Há vistorias sendo realizadas pela Defesa Civil em vários pontos da cidade. Quedas de barreiras foram registradas em pontos diversos como Ligação, Vila Casal, Tanquinho, Bom Pastor, 15 de novembro, dentre outros. 

"A situação está dentro de nossa capacidade de suporte. O Rio Ubá está dentro da calha, mas variando conforme as precipitações de chuva. Neste momento, do ponto de vista hidrológico, não existe risco iminente e sim potencial devido à previsão de mais chuvas que podem elevar o nível do rio.", analisa Gilger Menezes, coordenador municipal de Defesa Civil. 

Em vários pontos da cidade, equipes das Secretarias de Obras e Ambiente realizam limpeza desde as primeiras horas do dia visando maior segurança e mobilidade em pontos afetados pela lama. 

Destaca-se que nos locais em que a Prefeitura realizou a construção de novas drenagens pluviais, como bairro São Domingos, região do Hospital São Vicente de Paulo, e bairro Waldemar de Castro (Beco do Sapo) nenhuma ocorrência foi registrada em razão das chuvas. 

10/01/2022: Atualização das respostas às chuvas

Mais uma residência, situada no bairro São Sebastião, foi interditada pela Defesa Civil e uma família desalojada, em razão das últimas chuvas. No total, Ubá possui até o momento 5 casas interditadas e 4 famílias desalojadas. Não há desabrigados.

Equipes das Secretarias de Obras e Ambiente atuam na desobstrução e limpeza de estradas e vias. Não há nenhum setor da cidade bloqueado ou sem acesso.

Ocorrências

- No bairro Santana um deslizamento afetou muro e veículos em uma garagem. Moradores foram orientados, não foi necessário interditar e sim recomendar obras de reparo.

- Em estradas rurais como Ubari, Parada Moreira/Campestre, Barrinha/Pedra Branca: houve deslizamento de barranco mas máquinas estão no local. Há passagem.

- Emboque: problema no aterro da Ponte será corrigido na tarde de hoje e na drenagem ao final da grota será feita ponte de madeira. Mas há passagem.

- Em casos de deslizamentos de barrancos, como registrado ontem no bairro Vila Casal, foi restabelecida passagem porém aguarda-se a estiagem da chuva, prevista para quarta e quinta-feira, para remoção completa do material (por segurança).

A Defesa Civil orienta: em caso de dúvidas ou risco, acione o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias