Segunda, 10 de Agosto de 2020
32 99903-0180
Cidade Exclusivo

Presidente da Viação Ubá esclarece proposta de subsídio à empresa em entrevista

“Esse subsídio é para atendermos os bairros e comunidades que não estão sendo atendidos hoje”

02/07/2020 17h06
294
Por: Redação Fonte: Programa Conexão Líder
Presidente da Viação Ubá esclarece proposta de subsídio à empresa em entrevista

Projeto de lei, que possibilita subsídio para a empresa de transporte público Viação Ubá, causou polêmica e debate popular na cidade. Para explicar melhor o tema, Anderson Badaró entrevistou, com exclusividade, nesta semana o presidente da empresa, Ricardo Santana e também contou com comunicado do prefeito Edson Teixeira Filho. Confira alguns trechos da entrevista.

CRISE NACIONAL

“Gostaria de agradecer o espaço que nos deram e dizer que nesse momento é muito importante não jogarmos pedra e sim darmos as mãos e entender a situação do próximo, principalmente a dificuldade financeira que todos vêm vivendo, não só a Viação Ubá, mas sim quase todas as empresas de Ubá e do Brasil.”

CUIDADOS COM A PANDEMIA

“Nós temos um processo de higienização diária em nossos veículos, com produtos especiais, para que a gente não propague essa doença dentro dos ônibus. Nós temos uma preocupação muito grande quanto a isso e, sabendo que a população não pode ficar desassistida, principalmente por nós, que fazemos parte dos serviços essenciais.”

MUDANÇAS REPENTINAS

“Todos fomos pegos de surpresa com todas as mudanças ocorridas no serviço de transporte público. Não só a questão dos horários, mas a questão do fluxo de passageiros também. Se a gente for analisar o fluxo, a empresa saiu de 100% de receita para apenas 20%, é absurdo, não tem como cobrir as despesas. Imagina um pai de família que ganha ‘X’ mas tem que pagar despesas no valor de ‘2X’, como faz? E nós temos muitas famílias sob nossa responsabilidade, não é só a minha, tenho centenas de famílias dependendo de mim.”

PROJETO DE LEI PARA SUBSÍDIO

“Por essa questão da mudança drástica na receita que está em análise na Câmara o projeto de lei 048, para que possamos conseguir o subsídio para manter as atividades. Esse subsídio não é para ir para o cofre da empresa, não é para o bolso da empresa, esse subsídio é uma forma para que a gente consiga atender os bairros e as comunidades que não estão sendo atendidas hoje. Nós solicitamos perante o Ministério Público, a planilha inclusive já está com eles, e é uma forma de atestar que nós não seríamos irresponsáveis a ponto de mandar um documento ilegal ou ‘furado’ para um órgão como o Ministério Público. Aproveito a oportunidade e desafio qualquer pessoa a encontrar um erro nessa planilha e encontrar alguma evidência de desonestidade perante a minha empresa neste documento!”

Quem também se pronunciou sobre o tema durante a entrevista foi o prefeito de Ubá, Edson Teixeira Filho, como parte interessada direta no assunto ele deu o seu parecer.

“Apesar de polêmico, o subsídio às empresas de transporte coletivo é muito comum em nosso país. De uma forma geral, todos os investimentos em manutenção nas empresas de ônibus urbano são bancados pelo valor das passagens, inclusive a gratuidade prevista em lei. Em todos os anos, os municípios através de leis e de seus dirigentes na área de mobilidade urbana, se reúnem com os presidentes das empresas e estabelecem os novos valores das passagens em nome do equilíbrio financeiro previsto nos contratos de concessão. Essas tratativas funcionam bem, mesmo com as críticas costumeiras da população, desde que o número costumeiro de passageiros seja o normal e que cubra as despesas dessas empresas. Neste ano, neste período em que vivemos, a situação é completamente diferente. O número de passageiros caiu para menos da metade, tornando inviável o retorno econômico para a Viação Ubá. A pandemia que estamos vivendo explica essa grande queda no número de passageiros.

Na minha opinião só existem três alternativas para resolver este processo: 1ª - Reduzir o número de viagens, o que diminuiria a circulação de veículos, mas acarretaria na demissão de funcionários, o que para mim não seria correto. 2ª – Aumentar o valor da passagem, também acarretaria grande problema e dificuldade de compreensão da população. 3ª – Possibilidade do subsídio, que neste momento seria a melhor opção na minha opinião, o que evitaria inclusive outras alternativas mais drásticas como a paralisação das atividades da empresa ou até mesmo a sua falência.”

O programa Conexão Líder acontece de segunda à sábado, das 11h45 às 13h pela Rádio Líder FM 103,5.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ubá - MG
Atualizado às 07h19 - Fonte: Climatempo
18°
Poucas nuvens

Mín. 15° Máx. 29°

18° Sensação
19.3 km/h Vento
73.1% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (11/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 30°

Sol com algumas nuvens
Quarta (12/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 31°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias