Segunda, 10 de Agosto de 2020
32 99903-0180
Saúde Pandemia

Prefeitura de Ubá esclarece sobre ocupação de leitos na cidade

Maior parte das novas internações deu-se em razão de um surto de COVID-19 no asilo da cidade

07/07/2020 09h56
207
Por: Redação
Todos os leitos de UTI do HSI estavam ocupados nesta segunda, 6
Todos os leitos de UTI do HSI estavam ocupados nesta segunda, 6

A Prefeitura Municipal de Ubá emitiu uma nota, na noite de segunda feira, esclarecendo alguns dados sobre a ocupação de leitos na cidade. 

Conforme publicado no O Noticiário, no dia 06, Ubá tinha 11 pacientes internados em leitos de UTI´s e seis em leitos clínicos. A prefeitura esclarece que, no total, a microrregião de Ubá possui 27 leitos de UTI para pacientes de COVID-19. Dez destes leitos estão localizados no Hospital Santa Isabel. Portanto, esclarecemos que a afirmação de que “100% dos leitos de UTI COVID estão ocupados” é referente apenas ao mencionado hospital, não incluindo os demais, que ainda possuem leitos disponíveis.

Após o recebimento de 8 novos respiradores e a conclusão das obras de uma nova ala de 22 leitos, está prevista para os próximos dias a transferência da atual UTI COVID do Hospital Santa Isabel para a nova ala. Essa mudança e a instalação dos novos respiradores permitirá dobrar o número de vagas até então disponível.

 No “Comunicado Oficial 114 - COVID-19”, divulgado no dia 6 pela Prefeitura de Ubá, constam 17 pacientes internados, entre UTI COVID e leitos clínicos. Destaca-se que a maior parte destas internações deu-se em razão de um surto de COVID-19 detectado em um asilo local. Visando eliminar possíveis transmissores da doença para os demais residentes, foi realizada, neste domingo (05), a remoção e internação hospitalar de 10 idosos. Um funcionário também está internado. Outros 3 idosos estão isolados na própria unidade, sem contato com os demais moradores e em monitoramento constante. A Prefeitura já realiza a contratação de um enfermeiro e dois técnicos de enfermagem para atuação no asilo, em reforço à equipe local. Destaca-se que desde o início da pandemia a equipe de Vigilância Epidemiológica Municipal esteve em contato com o asilo, passando orientações, esclarecimentos e informando sobre as medidas preventivas.

A nota esclarece ainda que a Prefeitura já realiza os trâmites finais para o início das operações da Unidade de Atendimento Municipal COVID-19 (Casa de Oração). Os profissionais necessários já aprovados em processo seletivo estão sendo convocados e a expectativa é pelo funcionamento a partir da próxima semana. Logo no início do funcionamento, a intenção é que os pacientes do asilo que ainda necessitem cumprir período de quarentena sejam levados para esta Unidade, eliminando a possibilidade de contágio entre os demais residentes. Todos permanecerão sob cuidados através de parceria entre Secretaria de Saúde e a referida instituição de longa permanência.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ubá - MG
Atualizado às 07h40 - Fonte: Climatempo
18°
Poucas nuvens

Mín. 15° Máx. 29°

18° Sensação
20.1 km/h Vento
61.5% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (11/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 30°

Sol com algumas nuvens
Quarta (12/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 31°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias