Quinta, 13 de Agosto de 2020
32 99903-0180
Cidade Exclusivo

Empresários e funcionários de auto escolas cobram respostas sobre volta aos trabalhos

Darciana Paschoalino explica as reivindicações e o motivo das manifestações dos trabalhadores do ramo em Ubá e na região.

09/07/2020 18h52 Atualizada há 1 mês
408
Por: Redação Fonte: Programa Conexão Líder
Carros de auto escola em fila
Carros de auto escola em fila

Vários setores do comércio têm cobrado explicações da prefeitura sobre a volta às atividades em Ubá e os trabalhadores de auto escolas realizaram manifestações recentes na cidade, cobrando um retorno do poder público. Darciana Paschoalino, empresária do ramo, concedeu entrevista exclusiva a Anderson Badaró e explicou detalhadamente o que as lideranças do setor cobram da prefeitura. Confira os principais trechos.

Manifestação na Câmara dos Vereadores

Representando a todas as auto escolas, nós fizemos uma manifestação pacífica ontem com a ajuda de dois vereadores, o José Roberto, o pastor Darci, que estão nos apoiando, mais os repórteres que nos ajudam a divulgar. Anterior a esta manifestação, nós também protocolamos um ofício na prefeitura, tentamos um contato diretamente com o prefeito, tentamos uma reunião com ele, não conseguimos. Fomos muitíssimos bem atendidos pelo Evandro Durigueto, que recebeu o nosso ofício e encaminhou. Juntamente com esse ofício, nós mandamos também a cartilha do Detran.

Cartilha do Detran

Existe uma cartilha do Detran que estabelece a forma como nós devemos nos posicionar diante da pandemia. Que é o distanciamento, entre os alunos, no caso de legislação, dois metros de cada carteira e a higienização dos veículos. Sai um aluno, higieniza pra outro entrar, todo esse processo de limpeza da própria empresa também, por dentro da empresa. Cada instrutor lava o seu veículo ao final do dia. Para no dia seguinte, continuar o trabalho. Nós enviamos essa cartilha também, porque o próprio Detran nos liberou para funcionar. E é uma concessão, então nós seguimos o Detran. Todas as normas. Inúmeros municípios de Minas Gerais, já estão funcionando normalmente.

Funcionamento em demais cidades

Aqui pertinho de nós, onde eu tenho auto escola, Auto Escola Milenium, são três auto escolas, Guidoval, Ubá e Rodeiro. Rodeiro está funcionando normalmente, inclusive já tivemos exame de direção em Rodeiro. Porque... Rodeiro são 12 km daqui, então não justifica muito. Muriaé, abriu ontem as portas pra todos os comércios. Viçosa abriu. Então são municípios muito próximos. Então porque Ubá não abre pra gente? E outros municípios vizinhos também, né? Como eu estou citando... Por que não abrir? Porque o que nós entendemos, que nós debatemos, é que, o serviço que nós prestamos, a gente chama de auto escola, mas o certo é centro de formação de condutores, ele é um serviço essencial. Nós debatemos sobre isso. Porque uma pessoa que ela não tem habilitação, e ela tá andando, porque ela precisa de andar no veículo dela, ela tá fora da lei. Ela está fora da lei! E vai acumulando os exames, tudo vai acumulando... Vamos fazer agora dia 16 de julho, quatro meses fechados.

 

Habilitações realizadas em um mês

São nove empresas. Então vamos colocar aí que, por mês, se formos juntar com a região, por exemplo, Rodeiro, Guidoval, que fazem parte da Ciretran, talvez umas 200, por mês. Uma estimativa. 200 exames, não significam 200 aprovações. Vem só acumulando. Uma mulher grávida por exemplo, pode ocorrer qualquer coisa com ela, usei o exemplo da gravidez, mas pode ser outras doenças. Ela precisa se dirigir ao hospital. Então as vezes ela não pode se dirigir porque ela não tem uma habilitação. Isso é uma coisa grave.

Objetivo das manifestações

O objetivo aqui é lutar pelas nossas auto escolas, para que a gente volte a trabalhar normalmente, porque não há mais condições financeiras de manter o imóvel fechado, piso salarial de profissionais que são, não que eles não merecessem, mas pra quem tá fechado, é bem alto para pagar. Mais outros impostos, que são impostos inerentes a qualquer comércio, a qualquer... São muitos gastos! E como estamos encaminhado agora, dia 16, para quatro meses, é simplesmente inviável! Nós vamos falir e demitir todos os funcionários. É o que vai acontecer.

O programa Conexão Líder acontece de segunda à sábado, das 11h45 às 13h pela Rádio Líder FM 103,5.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ubá - MG
Atualizado às 00h10 - Fonte: Climatempo
21°
Poucas nuvens

Mín. 17° Máx. 31°

21° Sensação
13.3 km/h Vento
70.3% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (14/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 31°

Sol com algumas nuvens
Sábado (15/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 32°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias