Quinta, 13 de Agosto de 2020
32 99903-0180
Cidade Exclusivo

Prefeito anuncia que novo decreto será publicado e explica situação de academias e auto escolas

“Achar um meio termo é impossível, ou você segue a legislação ou não”, afirma Edson Teixeira Filho.

10/07/2020 15h36 Atualizada há 1 mês
357
Por: Redação Fonte: Programa Conexão Líder
Foto da Prefeitura de Ubá ainda fechada na época de restrição
Foto da Prefeitura de Ubá ainda fechada na época de restrição

O prefeito de Ubá, Edson Teixeira Filho, concedeu entrevista exclusiva a Anderson Badaró, no Programa Conexão Líder, e explicou a validade do antigo decreto, a chegada de um novo e também deu respostas sobre as seguidas críticas vindas de profissionais de educação física e auto escolas. Confira os principais trechos.

Novo decreto

“Nós teremos um novo decreto, até porque eu coloquei o vencimento do prazo do último para o dia 12 (domingo), a partir do dia 13 nós temos que fazer outro. Nós ainda estamos estudando com o comitê e com as secretarias se haverá ou não uma mudança.  Nós não podemos analisar Ubá por Ubá, estamos cercados por várias cidades e temos que ver a evolução da doença em toda região, então quando você pega um índice e faz os comparativos da semana, até mais ou menos pelo mês de maio, Ubá, Muriaé, Leopoldina e Cataguases estavam no mesmo plano de crescimento da doença, a partir de um determinado ponto, principalmente Muriaé e Leopoldina, dispararam no número de casos, e o que eles estão fazendo de diferente de Ubá? Provavelmente não muita coisa, é uma questão talvez regional e a questão do local e é aí a dificuldade que a gente tem, exatamente a variação em crescimento e número de casos. Muriaé triplicou, Ubá dobrou. Esse é o nosso problema, é saber em que ponto haverá a subida da curva. O Estado já colocou para nós que esta semana é decisiva. Até o dia 15 nós teremos um maior número de casos. Então temos a necessidade sim de um novo decreto, que será divulgado até o dia 13”.

Profissionais de Educação Física e Auto Escolas

“Vou deixar claro isso aqui, nós temos falado isso para eles, mas não querem entender. Eu tenho duas alternativas, continuar no ‘Minas Consciente’ ou sair do ‘Minas Consciente’ se eu continuar, preciso seguir na ‘onda verde’ se eu sair, as regras são muito mais duras que as que já temos que cumprir, porque eu tenho que seguir deliberação do Estado, têm pessoas que acham que o prefeito tem autonomia para fazer, autonomia chama-se cuidado com a saúde. Em primeiro lugar eu já adianto, que não tem jeito. Falar que a academia não causa problema sob certos controles, o problema maior é sobre esse tipo de controle. O problema da auto escola é que ela continua na ‘onda branca’, e só podemos trabalhar na ‘onda verde’, se nós não cumprirmos as normas nós sairemos do programa e assim, nós vamos ter que sofrer todas as consequências. Então, nesse momento, eu falo com toda sinceridade, eu não tenho porque esconder isso das pessoas, nesse momento não será liberado a academia, ela está prevista para a última etapa do governo do estado e a auto escola, aulas presencias ou de ruas só poderão funcionar quando o município passar para a ‘onda branca’”.

Responsabilidades da prefeitura

“Se eu liberar hoje a atividade nas academias e o número de casos na cidade aumentar, nenhuma academia vai se responsabilizar por isso, todos vão dizer que as pessoas foram infectadas antes de entrar lá e tudo vai cair para o prefeito. Nós não podemos correr o risco de ter um aumento grande no número de casos, como tivemos em Muriaé por exemplo, que teve que fazer inclusive o lockdown. Nós não temos estrutura hospitalar para comportar um aumento grande no número de casos, eu não posso aceitar esse risco. Achar um meio termo não é possível, ou você cumpre a legislação ou não. Nós pedimos uma compreensão do Estado e de todos. Estão me agredindo moralmente na rua, falando que tudo é minha culpa e que eu não quero fazer. Eu sou a pessoa que mais quer a volta da economia, o mais interessado, o que eu mais quero é liberar, mas neste momento está muito difícil, eu não posso arriscar um contaminação em massa, nosso sistema de saúde não resistiria e, automaticamente, eu colocaria toda a saúde da população em risco”.

O programa Conexão Líder acontece de segunda à sábado, das 11h45 às 13h pela Rádio Líder FM 103,5.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ubá - MG
Atualizado às 23h49 - Fonte: Climatempo
21°
Poucas nuvens

Mín. 16° Máx. 30°

21° Sensação
13.3 km/h Vento
70.3% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (14/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 31°

Sol com algumas nuvens
Sábado (15/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Ele1 - Criar site de notícias