Quarta, 18 de Maio de 2022
11°

Tempo aberto

Ubá - MG

Cultura Cultura

10ª edição do Festival de Teatro de Ubá começa nesta terça-feira (19)

Evento acontece entre os dias 19 e 24 abril, sempre no Fórum Cultural e no Espaço Mutum.

18/04/2022 às 13h44 Atualizada em 25/04/2022 às 13h24
Por: Redação Fonte: Assessoria
Compartilhe:
Registro da 9ª edição do FETUBA, realizada em 2019/ Foto: Página do FETUBA no Facebook
Registro da 9ª edição do FETUBA, realizada em 2019/ Foto: Página do FETUBA no Facebook

O Festival de Teatro de Ubá (FETUBA) realiza sua 10ª edição neste ano de 2022 O Festival teria sua décima edição comemorativa realizada em 2020, porém teve que ser adiado por conta da pandemia de covid-19. O evento acontece entre os dias 19 e 24 abril, sempre no Fórum Cultural e no Espaço Mutum.

Interessados em ampliar a cena artística teatral ubaense, o Movimento Teatral de Ubá (MTU), promoveu em 2011 a primeira edição do FETUBA. A primeira edição conseguiu reunir em Ubá, 12 grupos teatrais de oito cidades dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Até 2019 o festival havia atendido a um público de mais de 20 mil pessoas, oferecendo espetáculos gratuitos a todas as idades. O evento trouxe quase 1000 artistas representantes de 114 grupos teatrais. Entre os participantes se incluem os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, São Paulo, Distrito Federal, Goiás, Bahia, Paraná, e de países como Angola e Moçambique. 

Após o hiato de dois anos, a edição 2022 vai contar com 23 espetáculos, de 18 cidades dos estados de: Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, São Paulo, Brasília, Tocantins, Paraíba e Pernambuco, além de espetáculo proveniente da Argentina. Também vai haver apresentações locais da chamada Mostra Paralela.

Em 2022, a edição AMOR homenageia o casal Sueli Sanseverino e Cassiano Camisão, membros da Mutum Cia. Teatral e da coordenação do FETUBA, ambos com uma longa carreira teatral como atores e fazedores de cultura em Ubá. Comemorando 10 anos de história, existência e resistência, O FETUBA, por se tratar de um festival do interior, cresceu de uma maneira inimaginável.

Na edição 2019, a produção relata que foram quase 100 espetáculos inscritos dos quais 26 se apresentaram durante o evento. O evento faz parte do Circuito Minas de Teatro de festivais do interior. Estes festivais geralmente são produzidos e custeados com doações dos próprios artistas locais em colaboração com os artistas visitantes. Todos doam dinheiro e trabalho para promover intercâmbio como forma de resistência artística. O evento já tem caráter internacional. 

O Festival de Teatro de Ubá comemora seus 10 anos com maestria, mostrando que é preciso muita força para manter o teatro interiorano vivo. 

Confira a programação completa do FETUBA.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias