Ubá recebe neste sábado (07), a 3ª edição da Feira Itinerante do Circuito Turístico Serras de Minas. O evento será realizado de 9h às 20h, na Praça São Januário.
A feira conta com artesanato, gastronomia e apresentações artísticas, entre atrações locais e de outras cidades. Dentro das apresentações que não são da cidade, está o Êxtase Cia de Dança, de Viçosa.
Com o espetáculo LEVANTE, a companhia inspira-se nas lutas coletivas, nos anseios individuais e na importância de saber e defender o que cada um acredita. O espetáculo definido pelo coreógrafo como um 'manifesto em arte' aponta o poder do coletivo na luta por igualdade, justiça, liberdade e paz, e chama atenção para o importante papel que cada indivíduo tem nas lutas cotidianas e na trajetória de outras pessoas.
Erguer-se, rebelar-se, ocupar lugar, são significados de um levante. Na obra da cia viçosense, o coreógrafo Alan Keller destaca que o público será tocado de diversas formas, e as emoções norteiam o espetáculo. “Fizemos um trabalho muito bonito, com uma construção importante para todos os envolvidos. Queremos provocar reflexões intensas, mas de forma prazerosa e emocionante. Acredito que as obras têm que falar sobre a vida e o Êxtase me inspirou ainda mais a falar sobre o que é preciso”.
A diretora geral e artística Patrícia Lima destacou que o reencontro do Êxtase com o público será marcado por um trabalho que dialoga com o seu tempo. Tempo de conflitos, guerras, lutos, lutas, resistência, vida e relações que se ressignificaram com a pandemia.
Além da dança, LEVANTE conta com dramaturgia para auxiliar na construção do enredo. A atuação dos bailarinos foi estimulada pela presença da assistente coreográfica Erika Rosendo durante a preparação. "LEVANTE é sobre nós", afirmou. Para Cleison Lana, que divide com Patricia Lima a direção artística do trabalho, a teatralidade foi um desafio aceito pelo elenco que tornou-se um ganho para a identidade do espetáculo e da cia, de maneira geral.
O espetáculo conta ainda com trilha sonora original criada por Gabriel Canedo, produtor musical do Grupo Giramundo. Cenedo disse que o universo rico e complexo da dança contemporânea tem alimentado nele o desejo de criar e com LEVANTE, não foi diferente.
O evento é livre para todos os públicos. Para conferir a programação completa basta acessar o site da Prefeitura de Ubá.
Mín. 18° Máx. 26°