Quinta, 18 de Junho de 2026 08:19
32 99868-6047
Esporte Guia do Regional

Chave é a única em que todas as equipes já foram campeãs do Regional da LAU

O grupo conta também com reedições de finais de passadas.

19/08/2022 13h35 Atualizada há 4 anos atrás
Por:
Foto: Studio 103
Foto: Studio 103

O Grupo C desta edição do Regional da LAU se destaca, sobretudo, por dois fatores: é a única chave em que todas as quatro equipes já foram campeãs do torneio e, é o grupo onde os times mais viajarão para visitar seus adversários. Além de não ter nenhuma equipe da mesma cidade, os deslocamentos dos jogos podem chegar a 91km aproximadamente (distância entre São João Nepomuceno e Guidoval). 

Com a distância, o fator casa e o apoio da torcida passam a ter ainda mais importância para o desempenho das equipes.

Associação Atlética Bandeirante

Alviverde é o maior campeão deste Grupo C

O Gigante da Avenida tenta neste ano retomar o caminho do sucesso vivido entre 2002 e 2013, quando o clube foi a quatro finais do torneio e venceu duas. Para alcançar novamente os tempos de glória, o Bandeirante sabe que vai precisar fazer melhor do que no último Regional, quando parou nas quartas-de-final. 

Cores: verde e branco.

Histórico na Competição: Tri Campeão (1980, 2009 e 2013); três vezes ficou com o vice-campeonato (1971, 2002, 2010). 

Participação mais marcante: para o presidente Edson Ribeiro, as três conquistas tem importância equivalente para o clube, destacando-as como as participações mais marcantes. Na ocasião, ele fez questão de citar alguns nomes que fizeram parte dos elencos que foram campeões. Vale relembrar: 

1980 (x Aymorés): “Júlio, Dimas, Manuel, Aroldo, Ferrari, Tantico, Mazolinha, Caca, Ciro, Muchiba e Tunde. Time fera da cidade”, recorda. 

2009 (x União de Piraúba): “Eládio, Flávio Pinto, João Junior, Amilton, Leandro Leite, Naim, Adriano Felício, Jean Carlo, Gilcimar, Edvaldo”. Felício, por exemplo, teve passagem pelo Botafogo. 

2013 (x Núcleo Esportivo de SJN): “Fernando, Thiago Abílio, Thiago Rolim, Fábio, Badeco, Junior, Ygor Ramos, Leonardo, Luciano, Gilcimar. Time base da cidade”, comenta. 

Expectativa para a atual edição: Segundo Ribeiro as expectativas são as melhores, “estamos montando um time em pé de igualdade com os demais, mesclando jogadores profissionais e amadores”. 

Reforços: serão cerca de nove atletas amadores de Ubá e região mais os atletas profissionais, a maioria da segunda divisão do Campeonato Carioca. 

Comissão Técnica: o treinador será Alexandre Naim, campeão como jogador pela equipe em 2009. O auxílio técnico ficará a cargo de Tim Brigido, atleta destaque do Bandeirante na década de 1990. 

O Diferencial: para ser campeão, Ribeiro diz ser fundamental a união entre diretoria e comissão técnica. 

O Bandeirante manda seus jogos no: Estádio Centenário, em Ubá, com capacidade permitida pelo Corpo de Bombeiros Militar de até 2090 pagantes. 

A estreia: x Cruzeiro de Guidoval 

Dia 21/08 (Domingo), às 10h15

Local: Estádio Centenário, em Ubá 

Jovens da categoria de base fazem trabalhos no Estádio Centenário/ Foto: Divulgação.

 

Cruzeiro Futebol Clube

Equipe quer reviver as glórias da primeira conquista, em 1990

A equipe de Guidoval volta a disputar a competição após ficar de fora em 2019. Com a última conquista realizada em 2008, o Cruzeiro vai tentar o tricampeonato após 14 anos da última conquista. 

O Cruzeiro vai reencontrar o Pombense e reeditar as finais de 1973, quando foi vice e a de 1990, quando venceu o tricolor de Rio Pomba.

Cores: preto e branco 

Histórico na Competição: Bicampeão (1990 e 2008), foi vice-campeão em 1973.

Expectativa, Reforços e Comissão Técnica: a diretoria do Cruzeiro Futebol Clube foi procurada pelo O Noticiário mas não encaminhou as respostas. No Instagram do clube também não há informações sobre reforços e a comissão técnica para este Regional. 

O Cruzeiro manda seus jogos no: no Estádio Geraldo Luiz Pinheiro, em Guidoval. 

A estreia: x Bandeirante 

Dia 21/08 (Domingo), às 10h15

Local: Estádio Centenário, em Ubá 

Atletas da base do Cruzeiro em partida amistosa no Estádio do Clube/ Foto: Instagram/Divulgação.

 

Pombense Esporte Clube

Tricolor quer colocar o troféu em sua sede após quase 50 anos da primeira consquista.

Quase centenário, o tricolor de Rio Pomba é uma das equipes mais tradicionais da Zona da Mata Mineira e empilha títulos regionais das ligas de Barbacena, Juiz de Fora, Rio Novo e Ubá. Em 2022, a equipe vai tentar conquistar um título que não vai para a sala de troféus do Pombense há quase 50 anos. 

Cores: preto, branco e vermelho. 

Histórico na Competição: Campeão em 1973; foi vice-campeão em duas oportunidades (1987 e 1990). 

Participação mais marcante: a de 1973, quando foi campeão. 

Expectativa para esta edição: de acordo com o presidente Rafael Vilela, a expectativa é que o time “dê liga”, uma vez que a equipe chega sem o favoritismo de outros adversários, mas traz consigo o peso da camisa para tentar fazer uma boa campanha na primeira fase. 

Guardião da Meta: Todo o bom time começa por um bom goleiro. Assim, o Pombense pode ficar tranquilo em relação ao camisa 1. O tricolor vai contar com o goleiro Afonso, jogador que já fez partidas de destaque no Campeonato Carioca pelo Friburguense e foi campeão do Regional da LAU em 2018 pelo Portuense. 

Outros reforços importantes: até o momento o Pombense também anunciou o lateral-esquerdo Thiago Balaio (passagem por Ipatinga e Democrata de GV), o volante Gago (passagem por Atlethic de São João Del Rey) e o também volante Michel Elói, que disputou o Módulo II do Campeonato Mineiro deste ano pelo Aymorés. 

A Comissão Técnica: para comandar o time na beira do gramado, o Pombense traz soluções caseiras. O técnico Waldir José é ex-goleiro e campeão pelo Pombense, além de ex-presidente do clube, bicampeão em sua gestão. Seu assistente técnico Matheus Ciarallo também foi goleiro e membro da diretoria do clube.

O Diferencial: Conforme Vilela, o que pode fazer a diferença é o apoio da apaixonada torcida, inclusive nos jogos fora de casa.

O Pombense manda seus jogos no: Estádio Emídio Ribeiro, em Rio Pomba, com capacidade para 2500 torcedores. 

A estreia: x Núcleo Esportivo de São João Nepomuceno; 

Dia 21/08 (Domingo), às 15h30; 

Local: Estádio Emídio Ribeiro, em Rio Pomba.

Waldir José (à esquerda) e Matheus Ciarallo (à direita) compõem a comissão técnica do Pombense/ Foto: Divulgação
O goleiro Afonso foi campeão pelo Portuense em 2018/ Foto: Instagram/Pombense

 

Núcleo Esportivo 

Histórico recente é a principal esperança para uma boa campanha. 

A equipe de São João Nepomuceno viaja cerca de 64km para enfrentar seu primeiro desafio na chave C. Esse é o percurso mais curto que o Núcleo vai percorrer para enfrentar seus adversários fora de casa. Contra o Bandeirante serão certa de 78km e, contra o Cruzeiro de Guidoval, 91km. 

O Núcleo vai reencontrar também o Bandeirante. No duelo, os clubes reeditarão a decisão do Regional da LAU de 2013. 

Cores: azul, branco e vermelho. 

Histórico na Competição: Campeão (2017) e vice-campeão (2013).

O Núcleo Esportivo costuma mandar seus jogos no Estádio Heleno de Freitas.

A estreia: x Pombense 

Dia 21/08 (Domingo), às 15h30; 

Local: Estádio Emídio Ribeiro, em Rio Pomba.

*Solicitada, a diretoria do Núcleo Esportivo não respondeu as questões enviadas pelo O Noticiário. Também não foram divulgadas demais informações nas redes sociais do clube. 

Calendário completo dos jogos do Grupo C/ Foto: Divulgação

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ubá, MG
Atualizado às 06h16
15°
Tempo nublado

Mín. 14° Máx. 21°

15° Sensação
1.78 km/h Vento
91% Umidade do ar
3% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (19/06)

Mín. 11° Máx. 23°

Tempo limpo
Sábado (20/06)

Mín. 12° Máx. 25°

Tempo limpo
Ele1 - Criar site de notícias