Quarta, 12 de Agosto de 2020
32 99903-0180
Estado Estado

Governo anuncia redução das etapas do Minas Consciente e regras mais simples

Cidades com até 30 mil habitantes e pandemia sob controle poderão reabrir parte do comércio em Minas

29/07/2020 17h52
175
Por: Redação Fonte: Portal Hoje em Dia
Romeu Zema (Novo) anunciou mudanças no programa Minas Consciente nesta quarta-feira (29) — Foto: Reprodução/TV Globo
Romeu Zema (Novo) anunciou mudanças no programa Minas Consciente nesta quarta-feira (29) — Foto: Reprodução/TV Globo

As mais de 730 cidades mineiras com menos de 30 mil habitantes poderão reabrir parte do comércio não essencial a partir de sábado (1º), caso estejam com o número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus controlado. A informação foi divulgada pelo governador Romeu Zema (Novo) durante uma live realizada na tarde desta quarta-feira (29) para anunciar mudanças no programa Minas Consciente.

Os pequenos municípios, que representam 85% das 853 cidades mineiras, poderão avançar de onda no programa se apresentarem, nos últimos 14 dias, uma taxa inferior a 50 casos confirmados de Covid-19 por 100 mil habitantes. As definições sobre a segunda onda, com quais comércios e serviços poderão ser retomados, ainda serão publicadas no site do Minas Consciente.

De acordo com o governador, decidiu-se por um tratamento diferenciado para os pequenos municípios porque neles há um menor uso de transporte coletivo, um dos principais focos de transmissão de novo coronavírus. “Nas cidades pequenas, em sua maioria, sequer existe um transporte público em número considerável. Conheço cidades pequenas e as pessoas se deslocam a pé, de bicicleta ou de carro, porque tudo é muito perto”, explicou Zema.

Novo programa

As mudanças no programa Minas Consciente, que apresenta diretrizes e protocolos a serem seguidos por municípios para conter a transmissão do novo coronavírus, passam a vigorar no sábado. Uma das alterações é referente às cores escolhidas para definir as ondas.

Dessa vez, a inspiração é um sinal de trânsito: vermelho para regiões onde a situação de saúde é séria e somente os serviços essenciais devem ser abertos; amarelo e laranja para ondas intermediárias, permitindo reabertura de negócios de pequeno risco de transmissão; e verde, com a reabertura de todos os setores.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ubá - MG
Atualizado às 23h08 - Fonte: Climatempo
21°
Poucas nuvens

Mín. 16° Máx. 30°

21° Sensação
11.8 km/h Vento
67.6% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (13/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 31°

Sol com algumas nuvens
Sexta (14/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 31°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias