Terça, 27 de Outubro de 2020
32 99903-0180
Estado Minas Consciente

Situação de cidades da Zona da Mata mudam a partir deste sábado

Decisão foi anunciada pelo governador Romeu Zema na quarta-feira (5) e, segundo a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, até sexta (7) os municípios devem seguir a onda que estão atualmente. Confira as alterações.

07/08/2020 10h39
579
Por: Redação Fonte: G1 Zona da Mata
Reunião do Comitê em Minas Gerais — Foto: Gil Leonardi / Imprensa MG
Reunião do Comitê em Minas Gerais — Foto: Gil Leonardi / Imprensa MG

A partir do próximo sábado (8), as macrorregiões Centro Sul, Leste do Sul e Sudeste, que reúnem municípios da Zona da Mata e Campo das Vertentes, passarão para a onda amarela do novo programa "Minas Consciente".

A decisão foi tomada pelo Comitê Extraordinário Covid-19 e anunciada pelo governador Romeu Zema (Novo) nesta quarta-feira (5).

De acordo com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), até esta sexta-feira (7), as cidades devem seguir as recomendações da atual onda em que estão.

Veja abaixo como fica a situação das regiões.

Segundo o Governo de Minas, as ondas são definidas pelo Comitê, com base na incidência do novo coronavírus na localidade, na capacidade de atendimento e na velocidade de avanço da doença.

O plano estadual "Minas Consciente" passou por reformulação após consulta pública, com o objetivo de se adaptar ao atual momento da pandemia. Agora, as novas ondas do programa são divididas da seguinte forma:

Onda 1 - Vermelha: serviços essenciais;

Onda 2 - Amarela: serviços não essenciais;

Onda 3 - Verde: serviços não essenciais com alto risco de contágio.

Foi decidido pelo Estado que cidades com menos de 30 mil habitantes poderão avançar automaticamente para a onda amarela, independente da situação das macro ou microrregiões que estão inseridas.

Como é o caso de Alto Rio Doce, Antônio Carlos, Capela Nova, Cipotânea, Desterro do Melo, Dores de Campos, Entre Rios de Minas, Ibertioga, Lagoa Dourada, Paiva, Piranga, Prados, Ressaquinha, Santa Bárbara do Tugúrio, Santa Rita de Ibitipoca, Senhora dos Remédios, Canaã, Arantina, Belmiro Braga, Bicas, Bom Jardim de Minas, Brás Pires, Chácara, Coronel Pacheco, Descoberto, Dona Eusébia, Dores do Turvo, Estrela Dalva, Guarani, Guarará, Guidoval, Itamarati de Minas, Laranjal, Mercês, Miradouro, Olaria, Orizânia, Pequeri, Piau, Recreio, Rio Novo, Rio Pomba, Rochedo de Minas, Santa Bárbara do Monte Verde, Santa Rita de Jacutinga, Santo Antônio do Aventureiro, Tabuleiro e Volta Grande.

Esses municípios, que agora estão autorizados a abrir serviços não essenciais, como bares e restaurantes, registraram menos de 50 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ubá - MG
Atualizado às 15h40 - Fonte: Climatempo
31°
Poucas nuvens

Mín. 18° Máx. 31°

31° Sensação
10.2 km/h Vento
41.8% Umidade do ar
80% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (28/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quinta (29/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias