Terça, 16 de Julho de 2024
20°

Tempo nublado

Ubá, MG

Estado Estado

Você sabia que 3 a cada 4 pessoas ouvem rádio no interior de Minas Gerais?

Centenário no Brasil, o rádio é marcado pelo laço de companheirismo e fidelidade criado com os ouvintes.

24/01/2023 às 14h14 Atualizada em 31/01/2023 às 10h23
Por:
Compartilhe:
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O rádio completou 100 anos em setembro do ano passado. Você sabia que 3 a cada 4 pessoas ouvem rádio no interior de Minas Gerais? O veículo de comunicação tem como uma das principais características ser o companheiro de todas as horas. É assim que o rádio é conhecido e atravessa gerações, mantendo sua importância mesmo diante das novas tecnologias. 

Dados da Kantar Ibope Media, uma empresa especialista em insights e consultoria sobre desempenho, consumo e investimento da mídia na América Latina sustentam a proximidade que o rádio tem com o seu público. No interior de Minas, por exemplo, 45% das pessoas ouvem rádio durante 5 dias da semana, em números, isso se aproxima de um público de 10 milhões de ouvintes, uma vez que o interior do estado tem população estimada em pouco mais de 20 milhões de habitantes, conforme a Kantar. Ainda segundo a empresa, 40% dos ouvintes consomem rádio por duas horas ou mais diariamente. 

Para os mineiros as características mais lembradas quando o assunto é rádio são: informação e emoção. Em relação à informação, a pesquisa Kantar aponta que 82% dos ouvintes no interior do estado confiam no conteúdo que ouvem na rádio. Outros 72% usam a rádio como referência de notícias confiáveis. Em um período onde as informações falsas nadam de braçadas nas mídias digitais, nas ondas do rádio elas não encontram espaço para se proliferar. 

Força Comercial

No interior de Minas Gerais o rádio é fundamental para o sucesso das campanhas publicitárias. 87% das pessoas se lembram de ouvir algum comercial no formato de áudio, segundo a Kantar Ibope Media. 

Tais números não são dispersos, pelo contrário, eles se convertem em vendas. Ainda conforme a Kantar, 52% dos ouvintes de rádio no interior de Minas já compraram ou pesquisaram produtos a partir de anúncios no rádio. 

De acordo com a pesquisa, os formatos de anúncio mais lembrado em Minas Gerais são: os comerciais entre músicas, promoções na programação, ações publicitárias feitas pelos comunicadores e promoções feitas nas redes sociais. 

No primeiro semestre de 2022, mais de 7 mil marcas investiram em rádio. O número representa um crescimento de 38% em relação a 2021. 

Companheirismo e Fidelidade

Naturalmente o companheirismo que o rádio representa para o seu ouvinte merece ser ressaltado. A pesquisa da Kanto mostra que 89% dos ouvintes do interior de Minas Gerais consideram o veículo importante no seu dia a dia. Além disso, 56% destacam o rádio como companheiro de rotina. 

Como o companheirismo sugere fidelidade, 57% dos ouvintes disseram que consomem o rádio há mais de 20 anos.

Além disso, o rádio tem fidelizado novos públicos. No interior do estado, 42% dos ouvintes de 12 a 19 anos começaram a ouvir rádio nos últimos três anos. 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias