O número de furtos e roubos em Minas caiu no primeiro semestre deste ano em comparação ao mesmo período do ano passado. Conforme dados da Polícia Militar (PM), de janeiro a junho de 2020 foram 13.782 roubos contra 21.640 em 2019, redução de 36%. Com relação aos furtos, a queda foi de 84.574 registros ano passado para 64.052 este ano, diminuição de 24%.
De acordo com a capitão Layla Brunella, chefe da sala de imprensa da Polícia Militar de Minas, a queda não pode ser atribuída apenas às medidas de isolamento social adotadas para evitar a disseminação do novo coronavírus.
“Precisamos lembrar que é uma queda histórica no estado. Ela vem acontecendo desde 2016 de maneira consecutiva. É uma queda multifatorial, que vem do emprego da Polícia Militar de maneira mais inteligente, racional, utilizando a inteligência com melhor qualificação dos dados”, explica.
Ela ressalta também a utilização de tecnologias pela corporação. “Câmeras, drones, monitoramentos, alguns programas de acompanhamento de reclusos, várias estratégias da PM e, principalmente, o apoio da população, com denúncias anônimas, acionamento da polícia sempre que havia percepção de suspeitos. São vários os fatores que levam a essa queda criminal”, completa.
Mín. 21° Máx. 34°
Mín. 22° Máx. 34°
Sol com algumas nuvensMín. 23° Máx. 35°
Sol com algumas nuvens