Domingo, 27 de Setembro de 2020
32 99903-0180
Saúde Saúde

Anvisa decide que ivermectina e nitazoxanida podem ser novamente vendidos sem receita

A decisão considera ainda que os dois medicamentos já são de prescrição médica e não vêm sendo utilizados em doenças e pacientes crônicos

02/09/2020 10h31 Atualizada há 4 semanas
249
Por: Redação Fonte: Agência Brasil
Foto: Chiara Ribeiro/Itatiaia
Foto: Chiara Ribeiro/Itatiaia

A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) revisou, durante reunião realizada nessa terça-feira (1º), a exigência de retenção de receita para os medicamentos ivermectina e nitazoxanida.

“Neste contexto, verificou-se que os medicamentos ivermectina e nitazoxanida, no momento, não se encontram sob ameaça de desabastecimento de mercado. A alteração foi adotada visando garantir o acesso da população ao tratamento de verminoses e parasitoses bastante conhecidas e bem significativas", diz a Agência.

De acordo com a Anvisa, a medida faz parte do monitoramento de substâncias sujeitas a controle em virtude da emergência de saúde pública em função da pandemia relacionada ao novo coronavírus.

“A decisão considera ainda que os dois medicamentos já são de prescrição médica e não vêm sendo utilizados em doenças e pacientes crônicos”. A medida começa a valer a partir da publicação no Diário Oficial da União.

No dia 23 de julho, a Anvisa publicou regras que proibiam a venda sem receita em farmácias de medicamentos como cloroquina, hidroxicloroquina, nitazoxanida e ivermectina para evitar a compra indiscriminada desses medicamentos. Todos esses remédios foram amplamente divulgados como potencialmente benéficos no combate à infecção pelo novo coronavírus, embora não existam estudos conclusivos sobre o uso desses fármacos para o tratamento da doença.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ubá - MG
Atualizado às 11h23 - Fonte: Climatempo
29°
Poucas nuvens

Mín. 18° Máx. 34°

28° Sensação
18.5 km/h Vento
37.4% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (28/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 37°

Sol com algumas nuvens
Terça (29/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 37°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias