Terça, 14 de Janeiro de 2025
20°

Tempo nublado

Ubá, MG

Economia Negócios

Grupo Tecmar-Protec: 15 anos trilhando o caminho do desenvolvimento

Empresa ubaense de Poliuretano faz aniversário celebrando o sucesso de um projeto que não para de crescer

31/03/2023 às 15h00 Atualizada em 17/04/2023 às 11h48
Por: Redação
Compartilhe:
Grupo Tecmar-Protec: 15 anos trilhando o caminho do desenvolvimento

Abril é um mês de celebração no Grupo Tecmar-Protec. A empresa, com sede na cidade mineira de Ubá, completa 15 anos com uma história marcada por desafios, fortes investimentos, busca constante por qualidade, crescimento e consolidação da marca.

No dia 02 de abril de 2008 o empresário Edmar Silva dava início a um novo caminho para sua vida. Depois de 18 anos trabalhando e galgando sempre postos maiores em uma empresa moveleira da cidade, ele toma a decisão de abrir seu próprio negócio. Surge então a Tecmar que, inicialmente, teve sua produção voltada para a fabricação de travesseiros. 

Edmar Silva lembra a fundação do projeto. “Começamos com uma pequena injetora, três funcionários em um espaço de 600 m² produzindo travesseiros da Nasa, que são feitos de espumas injetadas”.

Depois de 4 anos, a empresa passou por uma renovação e, com ela, um projeto desafiador: entrar no segmento de Poliuretano e oferecer soluções químicas de qualidade para a fabricação de espumas. 

Para dar corpo a nova empreitada, foi criada a Protec, voltada para o segmento de commodities. Já a Tecmar passou a ser responsável pela produção de aditivos e um mix diversificado de matérias-primas. Nascia assim o Grupo Tecmar-Protec.

“Entramos então nesse outro mercado que é o de fornecedor de soluções químicas para as indústrias de móveis, colchões e estofados. E foi daí pra frente que começamos a consolidar nossa marca.”, destacou Edmar. 

A partir de então o Grupo Tecmar-Protec passou a investir pesado em tecnologia, pessoal e infraestrutura, visando conquistar parcerias oferecendo, não apenas matéria-prima de qualidade, como também, um suporte técnico especializado. Os químicos da empresa estão sempre acompanhando a produção dos clientes, com o intuito de fazer com que eles alcancem os melhores resultados.

E o projeto não só deu certo como passou a ser um sucesso. Foram criados protocolos onde tudo o que é produzido passa por uma rigorosa análise de qualidade antes de sair para os clientes. Hoje a empresa conta com dois laboratórios que realizam todos os testes necessários para garantir que os produtos fabricados estejam dentro do mais alto padrão de qualidade exigido pelo segmento.

Edmar Silva

Soma-se a isso o atendimento personalizado, a busca constante por inovação e o cuidado especial com o transporte. Todas essas ações fazem com que, desde 2019, o Grupo Tecmar-Protec seja certificado pela ISO 9001, a comprovação que a empresa segue todas as normas técnicas de modelo para uma gestão de qualidade.

A Primícia, transportadora do Grupo, é certificada pela SASSMAQ, mostrando a responsabilidade da empresa pela eficiência e segurança também no transporte. 

Nesses 15 anos, o Grupo Tecmar-Protec se tornou uma marca forte, consolidada no mercado, reconhecida e respeitada pelo auto padrão de qualidade. Atende fábricas de estofados, colchões e espumas flexíveis em geral nas regiões Sudeste, Norte e Nordeste e tem projeto de expansão para os próximos anos.

Para o empresário Edmar Silva a celebração vai muito além da data. “Não estamos comemorando apenas o tempo de existência do Grupo, mas também o caminho certo que percorremos, o belo trabalho realizado e a conquista da confiança de centenas de clientes por esse Brasil.”

Uma das marcas do Grupo Tecmar-Protec é a preocupação com desenvolvimento socioambiental. Por conta disso, a empresa tem como Missão fabricar o máximo de produtos de Poliuretano com foco na utilização de matéria-prima com fonte renovável.  No decorrer da produção, são tomadas diversas atitudes em prol do planeta, como a destinação de resíduos apenas por empresas certificadas e o reaproveitamento de embalagens após um rigoroso processo de recuperação. 

Além disso, a empresa tem o orgulho de firmar parceiras e fornecer o apoio necessário a projetos sociais como o Grupo Andorinhas, que cuida de pessoas com deficiência mental e o Núcleo do Câncer de Ubá. 

O Grupo Tecmar-Protec chega aos 15 anos de jornada olhando com respeito o caminho percorrido até aqui, mas também visando um futuro que promete ser promissor. 

Nos próximos meses será inaugurada uma nova sede que ocupa uma área total de 30.000 m². Serão novos investimentos, mais tecnologia e expansão comercial. O objetivo? Atender o Brasil inteiro e ser referência nacional no segmento de Poliuretano.

A depender do empresário Edmar Silva, muitas novidades virão por aí. “Nosso futuro já está traçado. Temos um planejamento pelos próximos 10 anos. A nova sede será um desafio grandioso para gerar produção nesse espaço maior, mas também uma oportunidade de botar em prática vários projetos que precisamos colocar em ação.”

Por agora, o fundador do Grupo Tecmar-Protec nutre um grande sentimento de gratidão. “Essa empresa é um corpo vivo, feito de pessoas e por pessoas. O nosso maior patrimônio são os colaboradores, alguns estão conosco desde o início, e todos contribuem com o melhor desempenho. Tenho uma imensa consideração e apreço pelos nossos clientes que, para mim, são parceiros. Muitos confiaram no nosso trabalho quando ainda éramos uma marca pouco conhecida, me deram a oportunidade e, com isso, conquistamos um espaço importante na indústria de Poliuretano”.

O Grupo Tecmar-Protec tem orgulho de sua trajetória e a certeza que percorreu o caminho certo. Mas também sabe da responsabilidade que terá daqui para frente, com a missão de se consolidar cada vez mais no mercado e almejar novos horizontes. 

Voltando o olhar para o futuro, a empresa não quer parar de avançar e pretende levar a qualidade dos seus produtos para cada canto do Brasil. Proporcionando assim, que várias empresas do setor possam caminhar unidas com o Grupo, trilhando juntos, fornecedor e fabricantes de espumas, o caminho do desenvolvimento. 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias