Ubaense, radicado em Quebec no Canadá desde 2014 e com uma íntima história com o rock. O músico Fabrício Barreto lançou recentemente, ao lado de outro mineiro, o primeiro trabalho da banda The Hanged Toupans, batizado "Tracks from Six Feet Under", com cinco faixas em um clima heavy metal setentista com uma pitada generosa de blues.
O projeto tem um lado curioso, depois de 13 anos à frente dos riffs de guitarra da banda juiz-forana Martiataka, Fabrício partiu pro Canadá em busca de qualidade de vida ou como o mesmo define “segurança, estabilidade, e todo aquele blá blá blá de quem tá decepcionado com a falta de oportunidades no país de origem e tenta uma nova vida em outro canto do planeta”.
Nesse meio tempo conheceu seu parceiro de banda, o mineiro de Nova Lima Luis Cardoso (designer industrial e baterista multi-instrumentista) e, além do seu trabalho na área de TI, desenvolveu um trabalho/hobby paralelo como luthier (profissional que constrói e conserta instrumentos musicais de forma artesanal) e acabou desenvolvendo um esquema que fazia a guitarra produzir, ao mesmo tempo, som de contrabaixo (veja aqui).
“Então, eu sugeri ao Luis de tentarmos fazer o nosso som autoral nesse formato guitarra/bateria (aproveitando o esquema de som de baixo que minhas guitarras produziam). Ele topou e a gente começou a fazer jams pra ver se rolava a tal química. Foi automático!” contou Fabrício, revelando ainda que teve que, de certa forma, reaprender a tocar guitarra nesse novo formato, “acabei usando afinações diferentes pra facilitar a minha vida e a sonoridade acabou ficando mais pesada por conta disso. Assumi o vocal, que não era uma coisa que eu fazia com muita frequência, mas meu timbre de voz encaixou bem no projeto e resolvemos continuar como um duo mesmo”, contou.
O projeto tem a produção de Arnaldo Cruz, paulistano, multi-instrumentista e formado em produção musical em Berklee, uma das principais faculdades de música do mundo e foi todo produzido no estúdio montado no porão da casa de Fabrício, “O Arnaldo trouxe o equipamento de gravação pro meu porão, então batizado de ‘Six Feet Under Studio´. e daí surgiu o nome do EP ‘Tracks from six feet under’ ”, revelou o músico.
Ainda sem a possibilidade de realização de shows, a The Hanged Toupans segue sua divulgação online e ensaios à distância “A nossa divulgação é virtual e nem tão frequente quanto gostaríamos que fosse. Tenho preferido dedicar o meu tempo livre às novas composições, pois é provável que já tenhamos o segundo disco pronto quando estivermos liberados para fazer shows”, explicou.
E mesmo sem a tal dedicação na divulgação, o duo já colhe frutos desse trabalho e, inclusive, o primeiro clipe da banda “You Know You´re Falling”, teve lançamento no canal do ex MTV Gastão Moreira (veja aqui) e a música está na programação da Rádio Líder FM. “Nossa música de trabalho tocou em rádios canadenses e inglesas, fomos citados em podcasts no Brasil, tivemos uma ótima crítica num site de rock pesado da Espanha e até chegamos a ser pirateados na Rússia”, finalizou Fabrício aos risos.
Confira aqui o canal da The Hanged Toupans no YouTube
Mín. 21° Máx. 34°
Mín. 22° Máx. 34°
Sol com algumas nuvensMín. 23° Máx. 35°
Sol com algumas nuvens