Sábado, 31 de Outubro de 2020
32 99903-0180
Turismo Natureza

Incêndio de grandes proporções adia reabertura do Parque em Ibitipoca

Danos irreparáveis que atingiram 500 hectares do bioma único no mundo ainda não podem ser mensurados no momento

29/09/2020 15h06 Atualizada há 3 semanas
320
Por: Redação Fonte: Estado de Minas
Reprodução G1
Reprodução G1

Incêndio iniciado há mais de 45 horas no Parque Estadual do Ibitipoca, nos municípios de Lima Duarte e Santa Rita do Ibitipoca, na Zona da Mata, queimou cerca de 35% da unidade de conservação. Foram cerca de 500 hectares de área atingidos, o equivalente a 500 campos de futebol, segundo o major Leonardo Nunes, subcomandante do 4º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Juiz de Fora e coordenador da operação no local: “Os danos são irreparáveis. Não temos como, agora, afirmar se o incêndio foi criminoso”.

Conforme o major, desde o fim da tarde de domingo (27), quando uma propriedade lindeira ao parque começou a pegar fogo e os ventos espalharam as chamas para uma área de vegetação no interior da unidade, 15 grandes focos de queimada se formaram. Desses, 12 foram extintos. “Três ainda merecem a nossa atenção. Um deles está em um ponto de mata bem densa, numa chapada, o que impede o acesso por terra. Nos outros dois, as equipes estão no combate. Em todos os outros pontos, os brigadistas se mantém a postos, fazendo o rescaldo, pois há risco de reignição”, destaca.

No total, de acordo com o subcomandante, há 98 pessoas empenhadas em debelar o incêndio. São 62 brigadistas do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e voluntários, atuantes no combate por terra; 17 pessoas dedicadas a prestar apoio logístico e de alimentação, na base montada no restaurante do parque e 19 militares, do Batalhão de Juiz de Fora, do Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres, de Belo Horizonte (Bemad-BH), tripulantes do helicóptero Arcanjo 04 e integrantes da equipe de abastecimento e mecânica da aeronave.

Durante a madrugada, foi extinto um grande foco que ameaçava a portaria da unidade de conservação e o posto de comando das operações. Ao amanhecer, o pessoal foi distribuído em sete equipes de campo, em frentes de combate distintas. Os grupos foram apoiados por dois helicópteros e dois aviões Air Tractor. O Arcanjo 04, desde segunda-feira (28), manteve-se no local, lançando até 500 litros de água por vez nos focos. O outro helicóptero associado à equipe, nesta terça-feira (29), enviado por um particular, tem a mesma capacidade.

Já as aeronaves Air Tractor, uma delas contratada pelo governo do estado e a outra enviada por um particular, conseguiam armazenar até 3 mil litros de água em seus compartimentos. “Ontem, o Arcanjo chegou a lançar um pouco de água, mas a fumaça e o cair da noite tornaram as condições de vôo inseguras para a tripulação. Agora, com as aeronaves, vamos conseguir finalizar, mas a mata grande, no centro do parque, infelizmente foi atingida”, lamenta o major.

Segundo o IEF, os esforços neste momento ainda estão direcionados para encerrar o incêndio. O instituto acrescenta que estão sendo utilizados um trator com tanque, sete caminhonetes 4x4 e duas motos. Tão logo o trabalho seja encerrado, o IEF vai informar qual será a data de reabertura do parque, fechado desde 18 de março devido à COVID-19.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Ubá - MG
Atualizado às 18h21 - Fonte: Climatempo
21°
Céu encoberto

Mín. 20° Máx. 24°

21° Sensação
14.6 km/h Vento
87.1% Umidade do ar
90% (20mm) Chance de chuva
Amanhã (01/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 25°

Chuvoso
Segunda (02/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 26°

Sol com muitas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias