Entre a paixão pelo esporte e a vontade de fazer a diferença, a maratonista e ubaense Jéssica Ladeira, tornou-se madrinha do "Projeto Caminhos do Atletismo", sediado em Visconde do Rio Branco. Como atleta profissional da marca Olympikus, conhece de perto os desafios no esporte, eles que vão além da linha de chegada. Foi exatamente isso, que a motivou a se envolver no projeto.
“Meu pai também é atleta e ele já conhecia o projeto conduzido voluntariamente pelo professor Luciano, sem fins lucrativos e, ao visitá-lo, fui impactada pela situação de muitas crianças ali, que enfrentam desafios familiares e financeiros. Queria ajudar de alguma forma, então entrei em contato com a Olympikus e eles abraçaram a causa. Roupas esportivas de alta qualidade para mais de 60 crianças, incluindo tops para as meninas, agasalhos para os meninos e shorts foram doados pela marca, que entende a importância de apoiar projetos sociais."
O "Projeto Caminhos do Atletismo" vai além do esporte, buscando desenvolver as crianças de forma dinâmica, considerando a diversidade de cada aluno. De acordo com o coordenador Luciano Aparecido Costa, o projeto deu início em 2017 e conta coma adolescentes e crianças, onde são motivadas ao atletismo, com atividades como corrida, saltos, arremessos, corrida com obstáculos e educativos. Ele destaca a importância de expandir as atividades do projeto para atender às diversas necessidades das crianças.
"Nossa visão inclui aprimorar as modalidades esportivas, desenvolver novas atividades e fornecer suporte para crianças com necessidades especiais, como TDH, hiperatividade e autismo. Com apoio e patrocínio, podemos criar um cronograma de competições, adquirir equipamentos necessários e oferecer apoio a famílias carentes."
Ao abordar a realidade financeira do projeto, Jéssica compartilhou sua perspectiva e a importância do apoio contínuo.
"Hoje, tudo tem um custo. Para dar um passo à frente a cada dia, fica mais difícil, pois poucas pessoas enxergam um projeto social, especialmente no campo do atletismo, como algo vantajoso. Mas para aqueles que vivem e estão próximos, sabemos como fazemos a diferença na vida das crianças e famílias. Este é um projeto sem discriminação de classe, cor, gênero ou limitações físicas ou mentais."
Jéssica destaca a abertura do projeto para diferentes formas de apoio, ressaltando a necessidade de solidariedade da comunidade.
"Quem quiser ajudar pode fazê-lo por meio de apoio mensal ou pontual, seja em forma de dinheiro, roupas, material escolar ou de qualquer maneira que achar melhor. Estamos sempre abertos a qualquer tipo de ajuda, porque cada gesto, por menor que seja, contribui para a construção de um futuro melhor para essas crianças”, enfatiza.
Jéssica encerra reforçando que o esporte não tem idade e que o "Projeto Caminhos do Atletismo" oferece oportunidades a partir dos 3 anos, proporcionando atividades educativas e esportivas para todas as idades.
"O meu intuito é continuar ajudando o projeto. Quero estar presente, dando palestras e incentivando-os a alcançar seus sonhos. Quero ser uma inspiração e um exemplo, mostrando que o esporte pode ensinar valores como honestidade, disciplina e humildade", finaliza
.
Mín. 19° Máx. 20°