A partir de fevereiro de 2021, usuários da BR-040 entre Rio e Juiz de Fora ficarão sem pagar pedágio. O pagamento estará suspenso por causa do fim da atual concessão e pela decisão do Ministério da Infraestrutura de fazer mudanças no modelo de contrato. A futura licitação será do trecho Rio-Belo Horizonte, mas a nova concessionária só deverá assumir a rodovia em meados de 2022.
Segundo o Ministério da Infraestrutura, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) assumirá a gestão da rodovia no início de março de 2021 até o Governo Federal realizar o leilão para a nova concessão.
Como estará sob administração do DNIT em 2021, o pedágio nas três praças não será cobrado no período até a nova concessão ser realizada. Atualmente, a Concer tem pontos de pedágio no km 102, na localidade de Xerém, em Duque de Caxias (RJ); no km 45,5, em Areal (RJ); e no km 816,7, em Simão Pereira (MG).
Nas praças, também estão situados os Serviços de Apoio ao Usuário (SAU), constituídos de serviços de socorro mecânico e médico e Serviços de Informações ao Usuário (SIU). O Governo Federal ainda não informou o que será feito ou como será utilizado essas estruturas.
Mín. 17° Máx. 32°
Mín. 19° Máx. 33°
Sol com algumas nuvensMín. 18° Máx. 32°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.