Terça, 18 de Junho de 2024
28°

Tempo limpo

Ubá, MG

Memória Memória

Philarmônica Embocadura: Uma história de alegria e inspiração no carnaval ubaense

Bloco - que não desfilou na folia deste ano - foi inspiração para a tradicional Banda de Ipanema

16/02/2024 às 14h56 Atualizada em 22/02/2024 às 10h19
Por: Redação Fonte: Arquivo Histórico de Ubá
Compartilhe:
Arquivo
Arquivo

Um dos maiores expoentes do carnaval ubaense, o bloco da Philarmônica Embocadura, esteve de fora da folia esse ano na cidade. Mas a história do grupo que inspirou um dos maiores blocos de carnaval do país segue viva.

O Bloco Embocadura foi fundado em 1952 e teve o seu primeiro desfile nas ruas de Ubá no dia 14 de fevereiro daquele ano. Na ocasião, jovens amigos com o intuito de se divertir,  reuniram para fingir que sabiam tocar instrumentos musicais.

Bastante irreverente, o bloco dividia-se em 'departamentos', que aumentavam a cada ano. Certa vez, após o consumo de diversas doses de bebidas alcoólicas, os fogueteiros do bloco soltaram fogos que acabaram por incendiar uma antiga casa. Tal fato ocasionou, no ano seguinte, a criação de um 'departamentos' com pessoas fantasiadas com roupas de bombeiro, sendo que os uniformes eram originais. No final do desfile, todos foram presos pela polícia, por tratar-se de vestimenta de uso exclusivo do Corpo de Bombeiros. O incidente não foi suficiente para abalar os foliões e, no ano que sucedeu a detenção, o 'departamentos' criado foi o de pessoas fantasiadas de advogados para “soltar” todos os que fossem presos.

Aos poucos, a banda foi se tornando tradicional, atraindo foliões curiosos de outras cidades e até mesmo do exterior, em busca da alegria e irreverência que corria pelas ruas de Ubá. De grande importância cultural, a Philarmônica Embocadura foi à pioneira do gênero ao redor do mundo, sendo reconhecidamente fonte de inspiração para diversas outras bandas, inclusive para a notória Banda de Ipanema, da cidade do Rio de Janeiro.

Banda de Ipanema

Segundo reportagem do jornal Folha de São Paulo de 17 de fevereiro de 2000, a Banda de Ipanema desfilou pela primeira vez em 18 de fevereiro de 1965, mas a ideia surgiu para Albino Pinheiro em 1959. O artista plástico ubaense Ferdy Carneiro trouxe Pinheiro a Ubá e aqui assistiram a um desfile da Philarmônica Embocadura. O grupo ficou fascinado com a comissão de frente: toda de branco, com chapéus de palha, simulando tocar instrumentos de sopro - quem tocava eram os músicos que vinham atrás. Carneiro e Pinheiro resolveram, 6 anos depois, fazer uma versão da Philarmônica no Rio de Janeiro, surgia assim a Banda de Ipanema.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias