Quarta, 20 de Janeiro de 2021
3235320106
Cultura Cidade

Prefeituras da região respondem sobre festividade em 2021, Ubá só definirá no primeiro trimestre

Pandemia de Covid-19 e mudança na gestão das prefeituras causou cenário de incertezas sobre a realização da festa no próximo ano.

10/12/2020 15h41
313
Por: Redação Fonte: G1 Zona da Mata
Imagem de arquivo de desfile de escola de samba em Ubá em 2019 — Foto: Prefeitura de Ubá/Divulgação
Imagem de arquivo de desfile de escola de samba em Ubá em 2019 — Foto: Prefeitura de Ubá/Divulgação

or causa a pandemia de Covid-19 e troca de gestão com as eleições deste ano, as maiores cidades da Zona da Mata não tem previsão ou definição sobre a realização do Carnaval em 2021.

 

O G1 procurou as prefeituras de Juiz de Fora, São João del Rei, Ubá, Viçosa, Muriaé e Barbacena para saber sobre as discussões para o próximo ano.

 

Juiz de Fora

 

Ao G1, a Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa) confirmou que a decisão sobre a celebração do Carnaval 2021 será feita pela próxima gestão, da prefeita eleita Margarida Salomão (PT), mas a festa não será comemorada na data tradicional, entre fevereiro e março.

 

Além disso, a fundação confirmou que os tradicionais editais para apoio a blocos, que sempre eram lançados em dezembro de cada ano, não serão publicados em 2020.

 

"Como os desfiles não acontecerão na data tradicional, o lançamento deste edital deverá ocorrer em momento oportuno para atendimento às novas datas estipuladas", afirmou a diretora-geral da Funalfa, Tamires Fortuna.

 

A decisão foi tomada em virtude da pandemia e da necessidade de manutenção do isolamento social por causa do avanço do número de casos da Covid-19. A Funalfa também explicou que a próxima gestão é quem irá deliberar sobre as ações, virtuais ou presenciais.

 

São João del Rei

 

A Prefeitura de São João del Rei informou que, a princípio, o Carnaval 2021 está cancelado. O Executivo explicou que isso só poderá mudar se houver vacinação contra a Covid-19 na população em janeiro.

 

Uma reunião será feita no início do próximo ano para discutir a possibilidade de realizar alguma festividade de forma virtual.

 

Muriaé

 

A atual direção da Fundação de Cultura e Arte de Muriaé (Fundarte) informou que, diante do cenário de incertezas provocado pela pandemia, não houve conversas para planejar a festa de 2021.

 

A Prefeitura explicou que uma a representante da próxima gestão, do prefeito eleito José Braz (PP), disse que, em conversa prévia com a Liga Carnavalesca de Muriaé (Licamur), ficou definido que a festa não será realizada na data oficial, também devido à questão da pandemia.

 

O Executivo ressaltou que à medida em que as coisas forem acontecendo ao longo do próximo ano e caso a vacina contra a Covid-19 se torne uma realidade, poderá ser discutida a realização de um carnaval fora de época em data oportuna.

 

A Licamur também relatou que os representantes das escolas de samba se reunirão a partir do dia 5 de janeiro para definir se o carnaval será comemorado de alguma forma, ainda que simbólica.

 

Barbacena

 

A Prefeitura de Barbacena informou que os assuntos referentes ao Carnaval 2021 cabem a próxima administração, do prefeito eleito Carlos Du (MDB).

 

Viçosa

 

A Prefeitura de Viçosa explicou que, tradicionalmente, os dias de folia na cidade não são realizados nas datas oficiais do calendário, visto que muitas pessoas do município aproveitam o feriado para viajar e a festa costuma acontecer depois.

 

Para o próximo ano, o Executivo afirmou que ainda não existem definições e que caberá à nova gestão, do prefeito eleito Raimundo Violeira (PSD), o alinhamento com os setores culturais.

 

Ubá

 

A Prefeitura de Ubá informou que, até o momento, não há previsão de realização de nenhum evento presencial, organizado pelo poder público, nos próximos meses.

 

O Executivo reforçou que considerando a característica dinâmica da pandemia e os desdobramentos, especialmente sanitários, um posicionamento definitivo sobre o tema somente será possível no decorrer do primeiro trimestre de 2021.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ubá - MG
Atualizado às 03h44 - Fonte: Climatempo
23°
Muitas nuvens

Mín. 22° Máx. 35°

23° Sensação
9.7 km/h Vento
87.2% Umidade do ar
80% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (21/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 34°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sexta (22/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 35°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias