or causa a pandemia de Covid-19 e troca de gestão com as eleições deste ano, as maiores cidades da Zona da Mata não tem previsão ou definição sobre a realização do Carnaval em 2021.
O G1 procurou as prefeituras de Juiz de Fora, São João del Rei, Ubá, Viçosa, Muriaé e Barbacena para saber sobre as discussões para o próximo ano.
Juiz de Fora
Ao G1, a Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa) confirmou que a decisão sobre a celebração do Carnaval 2021 será feita pela próxima gestão, da prefeita eleita Margarida Salomão (PT), mas a festa não será comemorada na data tradicional, entre fevereiro e março.
Além disso, a fundação confirmou que os tradicionais editais para apoio a blocos, que sempre eram lançados em dezembro de cada ano, não serão publicados em 2020.
"Como os desfiles não acontecerão na data tradicional, o lançamento deste edital deverá ocorrer em momento oportuno para atendimento às novas datas estipuladas", afirmou a diretora-geral da Funalfa, Tamires Fortuna.
A decisão foi tomada em virtude da pandemia e da necessidade de manutenção do isolamento social por causa do avanço do número de casos da Covid-19. A Funalfa também explicou que a próxima gestão é quem irá deliberar sobre as ações, virtuais ou presenciais.
São João del Rei
A Prefeitura de São João del Rei informou que, a princípio, o Carnaval 2021 está cancelado. O Executivo explicou que isso só poderá mudar se houver vacinação contra a Covid-19 na população em janeiro.
Uma reunião será feita no início do próximo ano para discutir a possibilidade de realizar alguma festividade de forma virtual.
Muriaé
A atual direção da Fundação de Cultura e Arte de Muriaé (Fundarte) informou que, diante do cenário de incertezas provocado pela pandemia, não houve conversas para planejar a festa de 2021.
A Prefeitura explicou que uma a representante da próxima gestão, do prefeito eleito José Braz (PP), disse que, em conversa prévia com a Liga Carnavalesca de Muriaé (Licamur), ficou definido que a festa não será realizada na data oficial, também devido à questão da pandemia.
O Executivo ressaltou que à medida em que as coisas forem acontecendo ao longo do próximo ano e caso a vacina contra a Covid-19 se torne uma realidade, poderá ser discutida a realização de um carnaval fora de época em data oportuna.
A Licamur também relatou que os representantes das escolas de samba se reunirão a partir do dia 5 de janeiro para definir se o carnaval será comemorado de alguma forma, ainda que simbólica.
Barbacena
A Prefeitura de Barbacena informou que os assuntos referentes ao Carnaval 2021 cabem a próxima administração, do prefeito eleito Carlos Du (MDB).
Viçosa
A Prefeitura de Viçosa explicou que, tradicionalmente, os dias de folia na cidade não são realizados nas datas oficiais do calendário, visto que muitas pessoas do município aproveitam o feriado para viajar e a festa costuma acontecer depois.
Para o próximo ano, o Executivo afirmou que ainda não existem definições e que caberá à nova gestão, do prefeito eleito Raimundo Violeira (PSD), o alinhamento com os setores culturais.
Ubá
A Prefeitura de Ubá informou que, até o momento, não há previsão de realização de nenhum evento presencial, organizado pelo poder público, nos próximos meses.
O Executivo reforçou que considerando a característica dinâmica da pandemia e os desdobramentos, especialmente sanitários, um posicionamento definitivo sobre o tema somente será possível no decorrer do primeiro trimestre de 2021.
Mín. 22° Máx. 35°
Mín. 22° Máx. 34°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.Mín. 21° Máx. 35°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.