Terça, 18 de Junho de 2024
26°

Tempo limpo

Ubá, MG

Geral Fique sabendo

Nova carteira de identidade adota QR code e CPF único, aposentando o RG: saiba como emitir

Nova identidade visa fortalecer segurança e reduzir fraudes; documento será gradualmente substituído até 2032.

04/06/2024 às 10h45 Atualizada em 07/06/2024 às 12h04
Por: Redação
Compartilhe:
Foto: Reprodução da Internet
Foto: Reprodução da Internet

A nova Carteira de Identidade Nacional (CNI), emitida por todos os estados brasileiros e no Distrito Federal desde janeiro, unifica o Registro Geral (RG) em todo o país através do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). Segundo o governo, essa mudança visa melhorar cadastros administrativos, fortalecer a segurança pública e reduzir fraudes.

Funcionamento e Novidades

A CNI contém um QR Code que verifica a autenticidade do documento e se ele foi roubado ou extraviado. O CPF passa a ser o número único para identificação, eliminando a necessidade do RG. A antiga carteira de identidade, que inclui a impressão do polegar, será aceita até 28 de fevereiro de 2032. 

Implementação e Vantagens

A lei nº 14.534/2023, sancionada pelo presidente Lula, estabelece o CPF como identificador único. Antes, um cidadão poderia ter até 27 RGs diferentes, um por estado. Com a nova identidade, isso não será mais possível, reduzindo a probabilidade de fraudes. O QR Code e o código MRZ, utilizado em passaportes, garantem a segurança e a autenticidade do documento.

Emissão e Custos

Para emitir a nova CNI, a população deve procurar a Secretaria de Segurança Pública do estado correspondente, apresentando a certidão de nascimento ou de casamento. A primeira via e as renovações são gratuitas, mas a segunda via e a opção em policarbonato (plástico) podem ter custos adicionais variáveis por estado.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias