Terça, 18 de Junho de 2024
28°

Tempo limpo

Ubá, MG

Conexões Formação Técnica

Aluno do Senai Ubá se prepara para representar o Brasil em competição mundial na França

Competição destaca excelência e dedicação na formação profissional.

10/06/2024 às 14h19 Atualizada em 10/06/2024 às 14h38
Por: Redação
Compartilhe:
Aluno do Senai Ubá se prepara para representar o Brasil em competição mundial na França

 O jovem Davi Oliveira Silva, de 20 anos, aluno do curso de marcenaria do Senai em Ubá, está prestes a viver uma experiência importante para sua carreira e mostrar suas habilidades técnicas e profissionais. Ele foi selecionado para representar o Brasil na WorldSkills 2024, que acontecerá em Lyon, na França, de 10 a 15 de setembro. A competição é considerada a maior do mundo em formação profissional, reunindo competidores de diversos países.

Desde que iniciou o curso de aprendizagem industrial em marcenaria no ano passado, Davi tem se dedicado intensamente aos estudos e treinamentos. “Está sendo uma experiência única onde estou me profissionalizando e aprendendo na profissão de marceneiro, e ao mesmo tempo representando o Brasil em uma competição mundial”, relata.

Davi foi apresentado à WorldSkills pelo seu primeiro instrutor que compartilhou suas próprias experiências na competição. "Quando entrei no SENAI, meu primeiro instrutor Neilton apresentou um pouco sobre a competição e falou sobre sua participação. Depois de alguns meses, meu atual instrutor e Expert, Bruno de Assis Coelho, me convidou a participar da seletiva e me mostrou o quão grande era essa competição e a importância dela para meu futuro”, explica Davi.

A preparação para a WorldSkills exige um nível intenso de dedicação. “Hoje em dia eu tenho uma rotina de treinamento muito intensa, chegando a 15 horas de treinamento diário, incluindo estudos de projetos, planejamento, execução, e treinamentos com provas e possíveis situações reais”, detalha Davi.

Além do treinamento técnico, o Senai oferece suporte psicológico e infraestrutura de ponta para garantir que os competidores estejam bem preparados. “O Senai apoia de várias maneiras, hoje conto com um atendimento com psicólogo para ajudar na preparação durante as provas e no momento de competição, a infraestrutura da escola onde tenho assistência e acesso a ferramentas de qualidade e estrutura tecnológica”, afirma.

Bruno de Assis Coelho, instrutor de formação profissional e expert, destaca os benefícios que a participação na WorldSkills traz para o aluno e para a instituição. “A participação de Davi na WorldSkills traz benefícios significativos tanto para ele quanto para o Senai. Davi terá acesso a conhecimentos técnicos e habilidades de alto nível durante seu treinamento e competição. Além disso, enfrentar desafios na competição promove o desenvolvimento de habilidades essenciais, como resiliência e trabalho em equipe”, comenta Bruno.

O instrutor também ressalta o impacto positivo. “Para o Senai, a participação de Davi é uma oportunidade de destacar sua excelência no ensino profissional. O bom desempenho de Davi na competição demonstrará a qualidade do treinamento oferecido pela instituição, atraindo reconhecimento internacional e potenciais alunos e parceiros”, acrescenta.

Davi está otimista quanto ao que espera alcançar com sua participação na WorldSkills. “Pretendo alcançar um bom resultado e dar o meu melhor durante a prova, com bastante planejamento e atenção nos momentos mais delicados da competição”, diz.

Além do desejo de conquistar uma boa posição na competição, Davi vê a experiência como uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional. “Com todo esse processo aprendi várias coisas que posso levar comigo para a vida, como planejamento em todas as nossas ações futuras para conseguir prever possíveis erros e com isso ter um maior aproveitamento nas nossas ações, a garra de querer vencer e confiar mais no meu próprio trabalho, e saber que tudo é possível quando queremos algo. Com muita força de vontade, tudo é possível”, reflete.

Davi, por sua vez, deixa um conselho para os jovens. “Queria dizer para sempre fazer seu melhor e dar seu máximo em qualquer coisa que for fazer, porque sempre terá alguém que vai ver e enxergar seu potencial e esforço”, conclui.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias