Terça, 16 de Julho de 2024
20°

Tempo nublado

Ubá, MG

Geral Fique sabendo

Inverno se inicia com solstício e noite prolongada: entenda o fenômeno

Este fenômeno marca o início de uma transição gradual para dias mais curtos até o equinócio da primavera, em 22 de setembro.

20/06/2024 às 14h24 Atualizada em 26/06/2024 às 11h50
Por: Scarlett Gravina
Compartilhe:
Foto: Reprodução/ Pedro Ventura/Agência Brasília
Foto: Reprodução/ Pedro Ventura/Agência Brasília

Nesta quinta-feira, (20), às 17h51, marca o início do inverno no Hemisfério Sul, coincidindo com o solstício de inverno. Este fenômeno astronômico resulta na noite mais prolongada do ano, com o dia mais curto de 2024 iniciando às 7h04 e encerrando às 17h28, quando o sol se põe.

O solstício de inverno ocorre devido à inclinação do eixo da Terra em relação ao seu plano orbital, influenciando a distribuição da luz solar nos hemisférios. No Hemisfério Sul, este evento significa que o sol atinge sua maior distância angular em relação ao plano que passa pela Linha do Equador, resultando em menor radiação solar e, consequentemente, dias mais curtos e noites mais longas.

Enquanto isso, no Hemisfério Norte, ocorre o oposto: o sol atinge seu ponto mais alto no céu, proporcionando dias mais longos e noites mais curtas. Este fenômeno marca o início de uma transição gradual para dias mais curtos até o equinócio da primavera, em 22 de setembro.

As previsões indicam que o inverno em Minas Gerais manterá características semelhantes ao outono. Espera-se predomínio de céu claro, grandes variações térmicas durante o dia (manhãs frias e tardes mais quentes), escassez de chuvas e baixos índices de umidade no período da tarde, com valores abaixo de 30%.

Os meses de inverno são conhecidos por serem o período mais seco do ano, o que agrava a qualidade do ar e favorece a propagação de incêndios e queimadas. Nesta quinta-feira, 738 municípios mineiros estão sob alerta amarelo devido à baixa umidade, com índices variando entre 20% e 30%.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias