O Governo de Minas, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-MG), está investindo R$ 336 milhões em obras de infraestrutura rodoviária na Zona da Mata.
Os recursos são destinados à recuperação e pavimentação de 430 quilômetros de rodovias, inseridas no conjunto do Provias, maior pacote de obras rodoviárias da última década.
Os serviços executados nas estradas mineiras têm proporcionado mais segurança, conforto e mobilidade para a população, que já percebe as mudanças provocadas pelo volume de investimentos.
Região de Ubá
A ação do Governo de Minas também permitiu a entrega de muitas outras obras rodoviárias na área de influência da Unidade Regional do DER-MG de Ubá. A população da região vem acompanhando a evolução das melhorias constantes e crescentes com a chegada dos novos investimentos no setor rodoviário.
Exemplo disso são as obras incluídas no Provias, entre as quais a pavimentação da MG-280, entre Paula Cândido e Divinésia, que já apresenta uma evolução de 40% dos serviços concluídos. Esperada há quatro décadas, a pavimentação dos 16 quilômetros entre os dois municípios ganhou um novo impulso com o fim do período chuvoso. A previsão é que as obras sejam finalizadas até final de 2024.
A pavimentação da MG-280, considerada um marco para os moradores da região, recebe um investimento de aproximadamente R$ 40 milhões.
Após a conclusão da obra, o trecho passa a ser uma rota alternativa entre Viçosa e Ubá e irá beneficiar diretamente vários municípios, entre eles Paula Cândido, Divinésia, Visconde do Rio Branco, Senador Firmino, Rodeiro, Guidoval, Astolfo Dutra, Tocantins, Piraúba e Rio Pomba.
Com a pavimentação, a indústria moveleira e o agronegócio do entorno ganham maior produtividade e capacidade de escoamento.
Ainda no Provias, o DER-MG iniciou, em abril, a recuperação funcional em mais dois trechos de rodovias na região. Na AMG-0520, entre Aracitaba e Oliveira Fortes e na MG-452, entre Paiva e Oliveira Fortes.
Com recursos na ordem de mais de R$ 20 milhões, as obras promovem melhorias para cerca de 5 mil pessoas dos municípios de Aracitaba, Oliveira Fortes e Paiva, e outras 200 mil de forma indireta, considerando a área de influência da rodovia.
Além disso, o trecho da MG-452 faz a conexão entre as BRs 040 (Barbacena) e 116 (Leopoldina), encurtando caminhos e dando mais mobilidade para a região.
As equipes do DER-MG começaram a execução dos serviços de recuperação funcional pela MG-452. Posteriormente, uma nova frente de trabalho será aberta na AMG-0520.
Pelo Provias, foi concluído o contorno de Cataguases, principal via de acesso ao novo terminal rodoviário do município e uma importante conexão com a rodovia MGC-120, trazendo melhores condições de trafegabilidade, segurança para veículos e pedestres, além desafogar o trânsito dentro da cidade.
Estão em execução muitas outras obras, contempladas por outros programas, entre as quais a recuperação de aterro no km 100 da MG-447, entre Cataguases e o entroncamento da MGC-120.
Também estão em execução a recuperação e a reconstrução de duas pontes: uma na MG-133 e outra na MGC-265, entre Rio Pomba/Tabuleiro e Mercês/Rio Pomba, respectivamente.
Foi concluída, recentemente, a recuperação de aterros com a implantação de bueiros celulares e metálicos nas rodovias MGC-356, MGC-265, MG-133 e MG-280.
Há muitas obras para começar na região, seja na manutenção e conservação da malha pavimentada, quanto da não pavimentada, além de novos trechos do Provias, como a recuperação funcional da AMG-0555, entre Presidente Bernardes e Entroncamento com a MGC-482 (Piranga); a LMG-860, entre Guarani e Descoberto, MG-447, entre Miraí a Guiricema; MG-448 do entroncamento da BR-040 ao entroncamento da MGC-265; MGC-265 de Rio Pomba à MG-448/452 e MG-285 entre o trevo da MGC-265 a Dona Euzébia.
Outras obras também devem começar na MGC-265, encabeçamento de ponte sobre o Rio São Domingos; construção de gabião no km-653, da MGC-120 e recuperação da ponte na MG-448, entre Santa Barbara do Tugúrio ao entroncamento da BR-040.
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