Durante uma coletiva de imprensa realizada na última quinta-feira, (27), na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e acompanhada pelo O Noticiário, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) anunciou um investimento de mais de R$ 100 milhões para as obras do Sistema de Esgotamento Sanitário de Ubá.
Durante a visita, o diretor de Desenvolvimento Tecnológico, Meio Ambiente e Empreendimentos (DTE), Pablo Ferraço Andreão, destacou ao O Noticiário que a previsão é que até o final de novembro deste ano os ubaenses já comecem a contar com os benefícios do tratamento de esgoto. “Mesmo diante dos desafios que encontramos ao longo da execução dos serviços, a Copasa seguiu investindo e atuando em outras frentes para garantir que as obras pudessem ser entregues à população, o que já está muito perto de acontecer”, afirmou Pablo.
Além disso, o diretor mencionou as três grandes enchentes que atingiram a cidade em 2020, alterando consideravelmente a margem do ribeirão Ubá, previamente delineada para a instalação dos interceptores. Isso forçou a revisão de todo o projeto inicial. Outro obstáculo foi a regularização fundiária de áreas pertencentes a terceiros, o que também contribuiu para a não conclusão do escopo original licitado.
As obras complementares estão previstas para começar em agosto deste ano. O novo investimento prevê a implantação de 11.638 metros de redes coletoras, 3 mil ligações prediais, 22.155 metros de interceptores, 2 mil metros de estruturas de contenção, 14 estações elevatórias e a complementação da ETE com três decantadores e uma elevatória de lodo.
“Com estas obras, muito em breve a população de Ubá começará a contar com o tratamento de esgoto, além de todos os benefícios sociais, ambientais e de saúde que o serviço proporciona. Temos um respeito muito grande pela população e pela parceria que estabelecemos com o município ao longo de todos esses anos, então, realizar esta entrega também será motivo de grande alegria para todos nós da Companhia”, ressaltou Pablo.
Mín. 20° Máx. 33°