Terça, 16 de Julho de 2024
20°

Tempo nublado

Ubá, MG

Estado Saúde Pública

Governo de Minas decreta fim de epidemia de dengue

A decisão de revogar a situação de emergência reflete a avaliação das autoridades sobre o atual cenário epidemiológico.

02/07/2024 às 11h50 Atualizada em 09/07/2024 às 10h31
Por: Redação Fonte: G1 Minas Gerais
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Agência Brasil/Pixabayab
Foto: Reprodução/Agência Brasil/Pixabayab

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), revogou o decreto que declarava situação de emergência em saúde pública devido à epidemia de doenças infecciosas virais, incluindo dengue, zika e chikungunya. A decisão foi oficializada no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira (1º).

O decreto de emergência havia sido estabelecido pelo governo em um edital publicado no dia 26 de janeiro deste ano.

Segundo o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde nesta segunda-feira (1º), Minas Gerais registrou 1.655.644 casos prováveis de dengue (notificados, exceto os descartados). Desse total, 970.216 foram confirmados. Até o momento, o estado contabilizou 764 mortes, com 732 óbitos ainda em investigação.

Em relação à chikungunya, foram registrados 143.995 casos prováveis e 109.953 confirmados. Até o momento, 83 óbitos foram confirmados e 32 estão em investigação.

No caso do vírus zika, o estado registrou 275 casos prováveis e 38 confirmados, sem registros de óbitos confirmados ou em investigação.

A decisão de revogar a situação de emergência reflete a avaliação das autoridades sobre o atual cenário epidemiológico, embora os números mostrem que a vigilância e as medidas de controle continuam sendo fundamentais para a saúde pública em Minas Gerais.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias