Terça, 16 de Julho de 2024
20°

Tempo nublado

Ubá, MG

Estado Fique atento

Minas Gerais entra em alerta de tempo seco e baixa umidade

A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera como situação de alerta quando a umidade relativa do ar cai para menos de 30%.

05/07/2024 às 14h15 Atualizada em 10/07/2024 às 14h10
Por: Scarlett Gravina
Compartilhe:
Foto: Reprodução da Internet
Foto: Reprodução da Internet

Nesta sexta-feira (5), a massa de ar seco que cobre o Brasil central mantém o tempo estável em Minas Gerais, com predominância de sol em praticamente todas as regiões. Devido aos baixos índices de umidade, há condições para a formação de névoa seca, especialmente no período da tarde. As temperaturas não devem sofrer grandes mudanças nos próximos dias, com a máxima prevista de 32°C em algumas regiões, como na Zona da Mata.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera como situação de alerta quando a umidade relativa do ar cai para menos de 30%. Por isso, deve-se evitar atividades físicas externas no período de maior exposição ao sol.

Com a chegada do tempo seco, muitas pessoas começam a sentir os efeitos no corpo. A baixa umidade do ar resseca as vias aéreas, aumentando o risco de irritações e infecções, especialmente para quem já tem problemas respiratórios. Além disso, a pele também pode sofrer com o ressecamento, tornando-se mais suscetível a irritações e desconfortos. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os municípios podem ter índice de umidade do ar entre 20% e 30%.

Ambientes com ar muito seco ou excesso de umidade podem prejudicar a saúde, deixando as vias respiratórias propensas a inflamações e agravando doenças respiratórias. Para evitar esses problemas, é recomendado manter a hidratação adequada, usar um umidificador de ar em ambientes fechados, evitar exposição prolongada em locais muito secos, especialmente durante períodos de baixa umidade, e usar colírios ou soluções salinas para aliviar a irritação nos olhos. Além disso, é aconselhável usar cremes hidratantes para prevenir o ressecamento da pele e adotar medidas de prevenção de incêndios, como evitar fogueiras em áreas de vegetação seca e seguir as orientações locais.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias