Terça, 16 de Julho de 2024
20°

Tempo nublado

Ubá, MG

Saúde Fique sabendo

Farmácia Popular amplia distribuição gratuita de medicamentos

Nova medida beneficia pacientes com diversas condições de saúde; veja farmácias credenciadas em Ubá.

10/07/2024 às 14h42 Atualizada em 10/07/2024 às 14h50
Por: Scarlett Gravina
Compartilhe:
Foto: Elza Fiuza/Agência Brasil
Foto: Elza Fiuza/Agência Brasil

A partir desta quarta-feira (10), o Ministério da Saúde começará a oferecer 95% dos medicamentos e insumos de forma gratuita para a população. Com isso, moradores de Ubá e região podem retirar, sem custo, medicamentos indicados para tratar colesterol alto, doença de Parkinson, glaucoma e rinite. Estima-se que essa iniciativa beneficiará cerca de 3 milhões de pessoas em todo o Brasil, proporcionando uma economia média de até R$ 400 por ano para os usuários do programa.

O programa disponibiliza gratuitamente medicamentos para diabetes, asma, hipertensão, anticoncepção, colesterol alto, rinite, doença de Parkinson e glaucoma. Além disso, também subsidia remédios para tratamento de diabetes mellitus associada a doenças cardiovasculares e distribui fraldas geriátricas.

Para obter os medicamentos, os pacientes precisam se dirigir a um estabelecimento credenciado, identificado pelo selo "Aqui Tem Farmácia Popular". Em Ubá, 24 farmácias participam do programa, incluindo a Drogaria Caxangá, Drogaria Santa Edwiges, Drogaria Vila Casal e Drogarias Descontão.

Para retirar os medicamentos, é necessário apresentar um documento oficial de identidade com foto e número do CPF, além de uma receita médica dentro do prazo de validade, emitida por médico do SUS ou particular. No caso das fraldas geriátricas, o paciente deve ter mais de 60 anos ou ser uma pessoa com deficiência e apresentar prescrição, laudo ou atestado comprovando a necessidade do uso das fraldas.

Com esta atualização, 95% dos medicamentos e insumos do programa podem ser retirados gratuitamente, ampliando o acesso à saúde para a população vulnerável em todo o país. A lista completa das farmácias e cidades participantes pode ser acessada no site www.gov.br.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias