Sexta, 24 de Janeiro de 2025
29°

Tempo nublado

Ubá, MG

Economia Coluna-Paulo Marcos

A diferença operacional entre Departamento Pessoal e Recursos Humanos na gestão de pessoas

Como a estratégia de recursos humanos potencializa o desenvolvimento e a produtividade nas empresas

17/07/2024 às 09h45 Atualizada em 17/07/2024 às 09h48
Por: REDAÇÃO
Compartilhe:
Paulo Marcos - Contador, Consultor Tributário e diretor proprietário da PMR ASSESSORIA
Paulo Marcos - Contador, Consultor Tributário e diretor proprietário da PMR ASSESSORIA

A diferença operacional entre o departamento pessoal e o departamento de recursos humanos é fundamental para entender a gestão de pessoas dentro de uma empresa. O departamento pessoal é tradicionalmente responsável por tarefas administrativas e burocráticas, como a gestão de folha de pagamento, controle de ponto, benefícios, admissões e demissões. Em contraste, o departamento de recursos humanos (RH) tem um papel mais abrangente e estratégico, focando no desenvolvimento de políticas que promovam o bem-estar, a motivação e o desenvolvimento dos funcionários, além de alinhar as práticas de gestão de pessoas aos objetivos organizacionais.

Na prática, um setor de recursos humanos desempenha uma série de atividades essenciais para o funcionamento saudável de uma organização. Entre suas principais funções estão o recrutamento e seleção de talentos, treinamento e desenvolvimento de habilidades, gestão de desempenho, planejamento de carreira, além de promover iniciativas de engajamento e satisfação dos colaboradores. O RH também é responsável por fomentar uma cultura organizacional positiva e inclusiva, garantir a conformidade com as leis trabalhistas e mediar conflitos internos, sempre buscando manter um ambiente de trabalho harmonioso e produtivo.

Uma empresa pode melhorar significativamente com um funcionamento estratégico de seu setor de recursos humanos. Quando o RH é alinhado aos objetivos de negócio, ele contribui para a retenção de talentos, o aumento da produtividade e a melhoria do clima organizacional. Investir em programas de desenvolvimento e capacitação, por exemplo, não apenas aprimora as habilidades dos colaboradores, mas também aumenta o comprometimento e a satisfação no trabalho. Além disso, um RH estratégico pode identificar e antecipar necessidades futuras da organização, preparando a empresa para desafios e oportunidades, o que resulta em uma vantagem competitiva no mercado. Na PMR ASSESSORIA entendo como essencial o acompanhamento do Recursos Humanos, e caso queiram trocar ideia de como implantar em sua empresa, estou a disposição para uma conversa de como vem dando certo no escritório. 

Se precisar de ajuda nisto, me avise! 
"Contabilidade: Sucesso em cifras!"

Abraço, 

Paulo Marcos Marques Roque
@paulomarcoscontador
@pmrassessoria
@pmr.business

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias