Uma pesquisa registrada no TSE no dia 18 de julho e realizada entre os dias 18 e 21 com 400 entrevistados mostra a liderança do pré-candidato Professor José Damato na corrida eleitoral em Ubá.
A pesquisa, realizada pela GMR Inteligência de Mercado Ltda tem, segundo a empresa, o nível de confiança estimado de 95% para uma margem de erro estimada, considerando uma técnica de amostragem aleatória simples, de aproximadamente 4,9% para mais ou para menos sobre os resultados obtidos, e foi registrada sob o número MG-04241/2024 no TSE.
Segundo os dados enviados por e-mail pela empresa responsável à redação do O Noticiário, a pesquisa apresentou a liderança de Damato com 33,5% de intenção de votos na pesquisa estimulada, ou seja, quando os candidatos foram apresentados aos entrevistado. O pré-candidato Vadinho Baião aparece na sequência com 18,5%, Mônica Vallone com 12,3%, Dirceu Ribeiro com 12%, Paulo Veloso com 2,5% e Rogério Ferreira com 1,5% completam os resultados que indicam ainda 9% para branco/nulo e 10,8% para "não sabe".
Na pesquisa espontânea, ou seja, quando não é dada nenhuma alternativa para resposta a liderança também foi de Damato, seguido pela pré-candidata Mônica Valone, mas, nesse caso, mais de 60% dos entrevistados responderam não saber.
Nas redes sociais, muitos internautas questionaram o total do resultado que soma 100,1% na pesquisa estimulada e 100,3% na espontânea, entramos em contato com a empresa responsável pela pesquisa que esclareceu: "Isso é arredondamento natural da casa decimal, se remover a casa decimal essa diferença some", respondeu a empresa.
Pesquisas eleitorais
Desde o dia 1º de janeiro de 2024, todas as entidades ou empresas que realizarem pesquisas de opinião pública sobre intenção de voto em eventuais candidatas e candidatos às Eleições Municipais de 2024 devem fazer o registro prévio do levantamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O registro da pesquisa na Justiça Eleitoral deve ocorrer até cinco dias antes da divulgação dos resultados e deve ser acompanhado das informações previstas no artigo 33 da Lei das Eleições (Lei n° 9.504/1997).
Apesar de ser necessário o registro dos levantamentos, a divulgação dos resultados não é obrigatória, mas, segundo o diretor do O Noticiário Fabiano Fusaro, todas as pesquisas registradas em Ubá e região serão publicadas pelo veículo: “Por princípio editorial, todas as pesquisas eleitorais de cidades da região registradas e, devidamente aprovadas pelo TSE, serão publicadas no O Noticiário, se disponibilizadas pelas empresas contratadas, independente da data de divulgação, inclusive na véspera da eleição”, esclarece Fabiano e completa: “As pesquisas registradas tem caráter público e os dados estão disponíveis para todos de forma gratuita no site do TSE. Ainda é importante esclarecer que O Noticiário não vai contratar pesquisas em seu nome, somente divulgar as registradas”, completa o Diretor.
As pesquisas eleitorais são uma conhecida ferramenta para verificar a viabilidade de possíveis candidaturas, bem como de avaliação sobre os temas mais sensíveis que a população gostaria de ver em debate durante a campanha. Em 2022, por exemplo, foram contabilizadas 2.971 pesquisas eleitorais registradas no TSE relativas às eleições daquele ano.
Penalidades
Ainda segundo a Lei das Eleições, a divulgação de pesquisa sem o prévio registro das informações sujeita os responsáveis a uma multa no valor de 50 mil a 10 mil UFIRs. Já a divulgação de pesquisa fraudulenta constitui crime, punível com detenção de seis meses a um ano e multa no valor de 50 mil a 100 mil UFIRs.
Mín. 18° Máx. 28°