O município de Ubá atingiu a nota 6,9 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023 para os anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano). Esse desempenho não apenas superou a meta estabelecida de 6,6 pontos, como também ultrapassou as médias nacional e estadual, que ficaram em 6 e 6,3, respectivamente.
Entre os municípios mineiros com mais de 100 mil habitantes, Ubá se destacou ao alcançar a melhor média do Estado, refletindo o comprometimento e a qualidade do ensino oferecido na cidade. Os dados foram divulgados na última quarta-feira (14) pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O Prefeito Edson Teixeira Filho celebrou o resultado como uma grande conquista para a comunidade escolar de Ubá. "Os resultados do Ideb 2023 são fruto do trabalho árduo de cada profissional da educação que se dedica a proporcionar um ensino de qualidade. Essa nota é um reconhecimento da importância do compromisso e da dedicação para concretizar o sonho de uma educação de excelência", destacou o prefeito.
Entenda o Ideb
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é o principal indicador de qualidade da educação no Brasil, avaliado a cada dois anos. Seu cálculo considera os índices de aprovação escolar e o desempenho dos estudantes no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que mede os conhecimentos em língua portuguesa e matemática ao final de três etapas: 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e o último ano do Ensino Médio.
Mín. 17° Máx. 23°