Uma pesquisa publicada nesta sexta-feira, 16 de agosto, registrada no TSE sob o número de identificação MG-03535/2024 mostrou um aumento de vantagem do atual prefeito Fabinho Antonucci da coligação PARA VRB SEGUIR MUDANDO DE VERDADE em relação ao seu concorrente Iran da coligação RIO BRANCO PARA TODOS.
Segundo os dados disponibilizados pela empresa contratante, a chapa de Fabinho Antonucci e de seu vice Dr. Miguel tem 53,5% de intenções de voto na pesquisa estimulada, ou seja, quando os candidatos foram apresentados aos entrevistado, Iran e Leo Souza tem 24%, enquanto brancos e nulos aparecem com 6% e não sabe 16,5%.
Em comparação com a pesquisa publicada em 14 de maio de 2024, houve um aumento na diferença entre os candidatos, naquela ocasião a diferença era de 19% (46% para Fabinho contra 27% de Iran). Na nova pesquisa a diferença passou para 29,5%.
A pesquisa apontou também uma alta taxa de aprovação do atual prefeito, segundo os dados, a atual gestão tem 64,5% de aprovação, contra 17,5% que reprovam a administração, 18% disseram não saber.
A pesquisa, realizada e contratada pela GMR Inteligência de Mercado Ltda tem, segundo a empresa, o nível de confiança estimado de 95% para uma margem de erro estimada, considerando uma técnica de amostragem aleatória simples, de aproximadamente 4,9% para mais ou para menos sobre os resultados obtidos.
Pesquisas eleitorais
Desde o dia 1º de janeiro de 2024, todas as entidades ou empresas que realizarem pesquisas de opinião pública sobre intenção de voto em eventuais candidatas e candidatos às Eleições Municipais de 2024 devem fazer o registro prévio do levantamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O registro da pesquisa na Justiça Eleitoral deve ocorrer até cinco dias antes da divulgação dos resultados e deve ser acompanhado das informações previstas no artigo 33 da Lei das Eleições (Lei n° 9.504/1997).
Apesar de ser necessário o registro dos levantamentos, a divulgação dos resultados não é obrigatória, mas, segundo o diretor do O Noticiário Fabiano Fusaro, todas as pesquisas registradas na região serão publicadas pelo veículo: “Por princípio editorial, todas as pesquisas eleitorais de cidades da região registradas e, devidamente aprovadas pelo TSE, serão publicadas no O Noticiário, se disponibilizadas pelas empresas contratadas, independente da data de divulgação, inclusive na véspera da eleição”, esclarece Fabiano e completa: “As pesquisas registradas tem caráter público e os dados estão disponíveis para todos de forma gratuita no site do TSE. Ainda é importante esclarecer que O Noticiário não vai contratar pesquisas em seu nome, somente divulgar as registradas”, completa o Diretor.
Mín. 17° Máx. 23°