Um bloqueio atmosférico que impede a formação de nuvens mantém o clima quente e seco em Minas Gerais, colocando várias regiões, incluindo Ubá e cidades vizinhas, em alerta vermelho para uma onda de calor. As temperaturas estão até 5ºC acima do normal para esta época do ano, conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Mais de 360 municípios mineiros estão sob risco de saúde devido à onda de calor, que deve persistir até sexta-feira, (23). O Inmet classifica a situação como de "grande perigo", com destaque para regiões como a Zona da Mata, Triângulo Mineiro, Oeste, Alto Paranaíba, entre outras.
Enquanto o calor intenso deve prevalecer até o final da semana, há uma previsão de alívio temporário. Uma frente fria deve avançar pelo Sudeste, aumentando a nebulosidade e trazendo uma leve queda nas temperaturas máximas, conforme explica Lizandro Gemiacki, meteorologista e coordenador do Inmet. A mudança está prevista para ocorrer entre sábado (24) e domingo (25) em regiões como o Sul de Minas e Zona da Mata.
Mín. 17° Máx. 23°