Sábado, 20 de Abril de 2024
18°

Tempo nublado

Ubá, MG

Geral Luto na Educação

Ex Deputado Bonifácio Andrada recebe homenagens em decorrência de sua morte

Vítima de Covid, ele era reitor da Universidade Presidente Antônio Carlos (Unipac), instituição criada por ele há 57 anos

07/01/2021 às 11h54 Atualizada em 07/01/2021 às 12h15
Por: Redação
Compartilhe:
Bonifácio José Tamm de Andrada
Bonifácio José Tamm de Andrada

Morreu na última terça-feira (5) o ex-deputado federal Bonifácio José Tamm de Andrada, vítima de complicações decorrentes de covid-19. Ele estava internado no hospital Mater Dei, em Belo Horizonte (MG), desde o dia 16 de dezembro.

Advogado, jornalista, cientista político, doutor em direito público, professor universitário e político, era reitor da Universidade Presidente Antônio Carlos (Unipac), instituição criada por ele há 57 anos, e presidente da Fundação José Bonifácio Lafayette de Andrada (Funjobe) – entidade mantenedora da Faculdade de Medicina de Barbacena também criada por ele, e provedor da Santa Casa de Misericórdia de Barbacena.

Seus primeiros passos na política foram no ambiente estudantil. Em 1951 foi secretário-geral do departamento estudantil da UDN e no ano seguinte elegeu-se presidente da União Estadual dos Estudantes de Minas Gerais (UEE).

Foi eleito vereador em Barbacena em 1954. Em 1955 foi oficial de gabinete do ministro da Agricultura do governo Café Filho. Depois, elegeu-se deputado estadual por quatro mandato consecutivos entre 1959 e 1974. Neste período foi secretário da Educação do estado no governo Magalhães Pinto, relator da Constituição Mineira de 1967, presidente da Assembleia Legislativa (1968) e líder do governador Rondon Pacheco (1971/1974).

De 1975 a 1978 ocupou a secretaria do Interior e Justiça do estado, durante o governo Aureliano Chaves. Em 1979 foi eleito deputado federal e permaneceu na Câmara Federal por dez mandatos consecutivos, até 2018.

Homenagem

A Unifagoc publicou, através de suas redes sociais, nota em que exalta os feitos do ex deputado para a Educação: "O Centro Universitário Governador Ozanam Coelho se solidariza com os familiares, professores, colaboradores e alunos da UNIPAC/FUPAC diante do falecimento de seu Reitor, Dr. Bonifácio José Tamm de Andrada.

Seu legado educacional é fonte de inspiração para todos que acreditam na educação de qualidade como caminho para transformar vidas e revolucionar histórias. Sua trajetória na política brasileira soma 60 anos de atuação parlamentar e resultou numa obra educacional que levou desenvolvimento social e econômico para as comunidades locais e estaduais em que homens e mulheres como Bonifácio Andrada estão inseridos.

Nosso reconhecimento pela vida educacional, política, profissional, pessoal e de filantropia do ex-deputado federal por Minas Gerais Bonifácio Andrada marcada pela dedicação em fazer da educação o pilar para a construção de um Brasil melhor a cada dia."

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias