Quinta, 03 de Outubro de 2024
20°

Tempo limpo

Ubá, MG

Economia Economia

Clima seco deve manter conta de luz com tarifas elevadas até o fim de 2024

Especialistas preveem bandeira tarifária vermelha nos próximos meses, com alívio na conta de luz esperado apenas para 2025.

17/09/2024 às 15h15 Atualizada em 17/09/2024 às 15h19
Por: Redação Fonte:  Estadão
Compartilhe:
Foto: Reprodução da Internet
Foto: Reprodução da Internet

O clima seco e quente que afeta o Brasil, aliado a uma perspectiva hidrológica negativa, deve manter as bandeiras tarifárias vermelhas, com cobrança adicional nas contas de energia, até pelo menos outubro, conforme especialistas do setor energético.

Para os meses de novembro e dezembro, ainda há incertezas devido ao início do período chuvoso e ao volume de chuvas esperado. A bandeira verde, sem taxas extras, só deve retornar em 2025, segundo os especialistas. Estudos da Comerc Energia indicam bandeira vermelha Patamar II para outubro e Patamar I para novembro, com previsão de bandeira amarela em dezembro.

Ana Carla Petti, diretora da Comerc Energia, explica que o cenário atual reflete a baixa afluência observada em setembro e uma previsão incerta para outubro. Caso chova mais do que o esperado, os preços podem cair, mas se as chuvas continuarem escassas, o impacto será sentido nos meses seguintes, mantendo a cobrança adicional.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias