A partir desta terça-feira (1º), a conta de energia elétrica sofre um aumento com a ativação da bandeira vermelha, patamar 2 — o nível mais elevado do sistema de bandeiras tarifárias da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Com isso, o custo por cada 100 quilowatts-hora consumidos subirá de R$ 4,46 para R$ 7,88.
A mudança foi anunciada na última sexta-feira (27) pela Aneel, justificada pelo risco hidrológico causado pela baixa nos reservatórios e pela alta nos preços da energia no mercado, influenciada pelos custos da energia gerada e não contratada.
O sistema de bandeiras tarifárias é composto por três cores: verde, amarelo e vermelho, este último dividido nos patamares 1 e 2. A bandeira verde indica que não há cobrança adicional.
Até então, o patamar 1 da bandeira vermelha estava em vigor desde setembro, depois de um longo período de bandeira verde.
A Aneel destaca que o sistema de bandeiras tarifárias, implantado em 2015, visa trazer mais clareza para o consumidor sobre os custos de geração de energia, permitindo ajustes no consumo para economizar na conta de luz.
Mín. 20° Máx. 37°