Sexta, 11 de Julho de 2025
15°

Tempo nublado

Ubá, MG

Economia Economia

CNPJ terá letras e números a partir de julho de 2026; veja o que muda

Mudança no formato do CNPJ será gradual e inclui a combinação de letras e números para novos registros, sem afetar os cadastros já existentes.

18/10/2024 às 13h53 Atualizada em 23/10/2024 às 13h48
Por: Redação Fonte: G1 Portal de Notícias
Compartilhe:
Foto: Reprodução da Internet
Foto: Reprodução da Internet

A partir de julho de 2026, o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) adotará um formato alfanumérico, que incluirá tanto letras quanto números. A mudança foi estabelecida pela Instrução Normativa RFB nº 2.229, publicada pela Receita Federal, e afetará apenas os novos cadastros, sem impacto para os CNPJs já existentes.

O novo CNPJ continuará com 14 posições, organizadas da seguinte forma:

As oito primeiras posições identificarão a raiz do número, combinando letras e números.
As quatro seguintes indicarão a ordem do estabelecimento, também no formato alfanumérico.
As duas últimas posições, que são os dígitos verificadores, permanecerão numéricas.

Para garantir que os dígitos verificadores nos novos CNPJs possam lidar com o formato alfanumérico, os valores alfanuméricos serão convertidos para seus equivalentes numéricos usando a tabela ASCII (Código Padrão Americano para Intercâmbio de Informações). O valor de cada letra será obtido subtraindo 48 do código ASCII correspondente. Por exemplo, a letra A equivalerá a 17, B a 18, e assim por diante.

De acordo com a Receita Federal, essa mudança tem como objetivo garantir a continuidade das políticas públicas e assegurar a disponibilidade de números de identificação, sem causar impactos técnicos relevantes para a sociedade.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias