Sexta, 24 de Janeiro de 2025
29°

Tempo nublado

Ubá, MG

Cultura Cultura

Escola Estadual Governador Valadares realiza a 7ª edição da Mostra Cultural Quilombola em Ubá

Evento destaca a identidade e cultura quilombola com apresentações artísticas, lançamentos e celebrações da trajetória dos alunos.

25/10/2024 às 14h04 Atualizada em 30/10/2024 às 11h45
Por: Scarlett Gravina
Compartilhe:
Foto: Reprodução/ arquivo pessoal
Foto: Reprodução/ arquivo pessoal

Neste sábado (26), a Escola Estadual Governador Valadares receberá a Mostra Cultural e Arte Quilombola, um evento que já se consolidou na agenda da comunidade local e tem como objetivo destacar a rica cultura e identidade negra. A atividade terá início às 8 horas da manhã e promete ser uma vitrine das tradições e talentos dos alunos que compõem essa escola, reconhecida por atender uma área quilombola urbana.

Com a realização da mostra, que acontece há cerca de sete anos, a escola busca valorizar a identidade quilombola, promovendo a cultura por meio de apresentações de dança, música, e exposições de trabalhos realizados pelos alunos. As professoras, Marcela Tozzi e Priscila Mattos, responsáveis pela organização do evento, destacaram a importância de mostrar a diversidade cultural e os talentos dos estudantes.

“A Mostra Quilombola 2024 promove a celebração da negritude, a valorização e o respeito por todas as suas manifestações. O objetivo é enaltecer a diversidade do povo brasileiro e, em especial das pessoas negras, valorizando todos os tons da cor da pele e, assim, contribuir para construção da identidade dos nossos discentes”, enfatizam.

Uma das novidades desta edição será o lançamento de uma revista que retrata as mostras anteriores, com fotos e relatos dos trabalhos desenvolvidos ao longo dos anos. Essa iniciativa não apenas documenta a trajetória da escola, mas também serve como um meio de divulgação da cultura quilombola, que muitas vezes não recebe a visibilidade merecida.

O evento está aberto ao público, e a escola convida a comunidade a participar, celebrar e prestigiar as apresentações que refletem a história e a cultura afro-brasileira.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias