Segunda, 28 de Abril de 2025
20°

Tempo nublado

Ubá, MG

Economia Economia

Pix Agendado Recorrente passa a ser obrigatório a partir desta segunda-feira; entenda

Nova regra do Banco Central permite programar pagamentos mensais automáticos para aluguéis, serviços e mesadas

28/10/2024 às 15h06 Atualizada em 30/10/2024 às 17h06
Por: Redação Fonte: G1 Portal de Notícias
Compartilhe:
Foto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS
Foto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS

O Banco Central do Brasil (BC) determina, a partir desta segunda-feira (28), que todas as instituições financeiras disponibilizem o Pix Agendado Recorrente como serviço obrigatório. Essa modalidade do Pix permite que o usuário programe pagamentos recorrentes, que serão transferidos automaticamente na mesma data de cada mês, facilitando transações como aluguéis diretos entre pessoas físicas.

Além dos aluguéis, o Pix Agendado Recorrente também é útil para pagamentos mensais a profissionais autônomos, como terapeutas, diaristas, personal trainers e professores de música, sejam eles pessoas físicas ou registrados com CNPJ. O serviço é uma alternativa prática para automatizar repasses, incluindo, por exemplo, mesadas para os filhos.

Anteriormente, o Pix Agendado era opcional para os bancos, mas agora o BC exige que todas as instituições ofereçam essa facilidade. Para cadastrar um Pix Recorrente, o usuário deve inserir as informações da transação, como a chave Pix do destinatário, os dados do beneficiário, o valor e a data da transferência, o que ajuda a reduzir erros.

Vale destacar que o Pix Agendado Recorrente é diferente do Pix Automático, previsto para 2025, que será destinado a pagamentos automáticos como contas de água, luz, mensalidades e outros serviços associados a CNPJs. Nessa futura modalidade, os dados de cobrança serão fornecidos pelas empresas, e o cliente apenas autorizará o débito.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias