A Prefeitura de Ubá finalizou o 4º Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa) de 2024, conduzido de 21 a 25 de outubro. Os dados indicam um Índice de Infestação Predial (IIP) de 2,8%, colocando a cidade em nível de médio risco para a disseminação de doenças como dengue, zika e chikungunya.
Durante a inspeção, 2.861 imóveis foram vistoriados em vários bairros, revelando que os criadouros mais frequentes do mosquito estavam em recipientes móveis, como vasos e frascos de plantas, que concentraram cerca de 42% dos focos. Depósitos ao nível do solo, como tambores e reservatórios, representaram cerca de 24%, seguidos por depósitos fixos, como calhas e ralos, que somaram aproximadamente 12%.
A Secretaria de Saúde, em conjunto com a Secretaria de Agricultura, Ambiente e Mobilidade Urbana, realiza até 14 de novembro um mutirão em mais de 30 bairros para combater o mosquito. Os moradores devem deixar na calçada materiais que acumulam água, que serão recolhidos por um caminhão das 7h às 15h30.
Mín. 20° Máx. 33°