Domingo, 08 de Dezembro de 2024
23°

Tempo nublado

Ubá, MG

Cidade Saúde Pública

Prefeitura de Ubá conclui levantamento que indica médio risco de infestação do Aedes

Levantamento aponta médio risco de infestação do Aedes aegypti em Ubá e mobiliza mutirão de combate nos bairros.

05/11/2024 às 14h32 Atualizada em 08/11/2024 às 10h47
Por: Redação
Compartilhe:
Foto: Reprodução/ PMU
Foto: Reprodução/ PMU

A Prefeitura de Ubá finalizou o 4º Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa) de 2024, conduzido de 21 a 25 de outubro. Os dados indicam um Índice de Infestação Predial (IIP) de 2,8%, colocando a cidade em nível de médio risco para a disseminação de doenças como dengue, zika e chikungunya.

Durante a inspeção, 2.861 imóveis foram vistoriados em vários bairros, revelando que os criadouros mais frequentes do mosquito estavam em recipientes móveis, como vasos e frascos de plantas, que concentraram cerca de 42% dos focos. Depósitos ao nível do solo, como tambores e reservatórios, representaram cerca de 24%, seguidos por depósitos fixos, como calhas e ralos, que somaram aproximadamente 12%.

A Secretaria de Saúde, em conjunto com a Secretaria de Agricultura, Ambiente e Mobilidade Urbana, realiza até 14 de novembro um mutirão em mais de 30 bairros para combater o mosquito. Os moradores devem deixar na calçada materiais que acumulam água, que serão recolhidos por um caminhão das 7h às 15h30.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias