Domingo, 08 de Dezembro de 2024
23°

Tempo nublado

Ubá, MG

Economia Momento Rural

Agrotóxicos – Vilões ou Mocinhos?

Produtos utilizados no combate a Pragas, Doenças e Plantas Daninhas podem tomar os dois caminhos se forem mal utilizados

07/11/2024 às 15h16 Atualizada em 07/11/2024 às 15h32
Por: Redação
Compartilhe:
Agrotóxicos – Vilões ou Mocinhos?

Agrotóxicos, Defensivos Agrícolas, pesticidas, enfim são diversos nomes que usamos para definir os produtos que ajudam no combate as mais variadas pragas, doenças e plantas daninhas na Agricultura brasileira e mundial. O Brasil é um dos maiores consumidores de agrotóxicos do mundo, com um aumento significativo no consumo ao longo dos anos, muito em função do aumento das nossas produtividades e por ser um País tropical, abençoado por Deus, como canta Jorge Bem Jor, temos aqui uma imensa variedade de Pragas, Doenças e Plantas daninhas que Países do Hemisfério Norte não apresentam.

Em contrapartida o Brasil tem uma das regulamentações de agrotóxicos mais rigorosas do mundo. Antes de um produto ser registrado e autorizado para venda, ele deve passar pela análise da Anvisa, do Ibama e do Mapa. Os agrotóxicos são classificados de acordo com o tipo de ação que têm ou a praga que combatem. Os principais tipos de agrotóxicos são: Inseticidas, Herbicidas, Fungicidas, Acaricidas e Formicidas. Temos também uma importante classificação que vai dos Pouco Tóxicos aos Extremamente Tóxicos.

Muito se fala a respeito dos Agrotóxicos serem os vilões da Agricultura mundial, eles sempre são ligados a morte de animais silvestres como as abelhas, pássaros e os prejuízos que causam à saúde humana. A ponte entre um Agrotóxico ser um mocinho ou se tornar um vilão é muito estreita. Um fato comprovado e muito importante é que sem eles, não haveria produção mundial para alimentar uma população mundial que cresce em uma linha exponencial e uma agricultura que cada vez mais está sujeita as mudanças climáticas e aos ataques severos de pragas e doenças.

O que acontece é que todos Agrotóxicos para serem comercializados passam por estudos intensos, como modo de ação, aplicação, cultura indicada, uso de equipamentos individuais e muitos outros antes de entrar no mercado. Nas vendas destes produtos é obrigatório a emissão do Receituário Agronômico, receita assinada pelo Engenheiro Agrônomo onde consta tudo isto. Muitas vezes este Receituário é negligenciado por quem vende e principalmente por quem usa, fazendo o Mocinho virar vilão.

Agrotóxicos usados da maneira correta são sim os Mocinhos da nossa novela: A Agricultura.

O Agro Move o Brasil!!!!!!!

André Ribeiro Teixeira
Engenheiro Agrônomo
Mestre em Fitotecnia
Momento Rural 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias